A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), se reuniu, na quarta-feira (15), com produtores do Cajupary, Zona Rural de São Luís. A ação faz parte do planejamento 2025 da Semapa, que tem a intenção de ouvir demandas ligadas à produção agrícola e alinhar as ações.
De acordo com a secretária da pasta, Alessandra Pontes, “é importante ouvir os agricultores e também fortalecer a produção com novas tecnologias. Unidos vamos superar desafios e pontos críticos, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos”.
Durante a reunião, a secretária frisou projetos como Dia de Campo, Plantas Medicinais e Mandiocultura, que são ações focais para este ano. A gestora falou ainda sobre a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM).
Na ocasião, a equipe da Superintendência de Produção da Semapa fez o cadastramento, pelo aplicativo, dos produtores rurais presentes. A tecnologia está em fase experimental, mas tem como objetivo organizar todas as informações da cadeia produtiva da Zona Rural de São Luís e ainda ser fonte de dados nessa área.
Além disso, a equipe visitou as plantações de mandioca e milho cultivadas a partir do sistema Criaf, tecnologia repassada aos agricultores em março do ano passado, por meio da Oficina do Agro, projeto da Semapa em parceria com a Embrapa Cocais, realizado pela produtora Claudete Oliveira, por meio do Instituto Agroambiental.
Esteve no encontro o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão, parceiro nas ações da Semapa. Ele parabenizou a Semapa pelo apoio aos produtores e empenho e se colocou à disposição.
“A Subprefeitura está dividida por coordenações, o que facilita o atendimento das demandas e solução dos problemas da Zona Rural”, destacou o subprefeito.