José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, faleceu nesta quarta-feira (22) no Rio de Janeiro aos 94 anos. Ele era o mais velho da antiga cúpula do jogo do bicho no Rio. A informação foi confirmada por um dos filhos de Piruinha.
Trajetória de Piruinha
Antes de se envolver com o jogo do bicho, Escafura foi motorista de lotação na década de 1950. Ele começou a gerenciar as bancas da região da Piedade, Abolição e Inhaúma, áreas onde exerceu grande influência durante o auge do jogo. Desde a década de 1970, quando houve a divisão territorial entre os principais banqueiros de bicho do Rio, Piruinha controlava o jogo em Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.
Prisão e condenação
Em 1993, Piruinha foi preso junto com outros 13 banqueiros por formação de quadrilha ou bando armado. A pena foi inicialmente de seis anos de detenção, mas foi reduzida à metade pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quase cinco anos depois, todos os envolvidos já estavam soltos.
Acusações e julgamento
No ano passado, Piruinha foi absolvido da acusação de ser o mandante da morte do comerciante Natalino José do Nascimento Espínola. Ele chegou a ficar preso por dois anos e, após sofrer uma queda na prisão, foi colocado em prisão domiciliar. No final de 2023, foi internado com pancreatite.
Documentário e legado
Piruinha participou da série “Vale o que está escrito”, do Globoplay, que retrata a história do jogo do bicho no Rio. No documentário, ele se mostrou orgulhoso de sua trajetória na contravenção e de ser pai de 19 filhos.
Últimos dias
De acordo com amigos da família, Piruinha foi levado ao hospital após passar mal, mas foi liberado e voltou para casa, onde veio a falecer. A causa exata da morte ainda não foi divulgada.
Cúpula do jogo do bicho
Entre os membros da antiga cúpula do jogo do bicho no Rio, ainda estão vivos Aniz Abraão David, o Anísio, e Aírton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães.