Na zona rural de São Luís, o novo cais e rampa de embarque e desembarque do Quebra Pote foram inaugurados neste sábado (8). A obra, executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), visa melhorar a segurança no escoamento do pescado e da produção agrícola da comunidade, além de reforçar a mobilidade urbana e a vocação turística da região.
“Essa é uma obra sonhada pelo povo há mais de 50 anos. Os pescadores chegavam na maré baixa e tinham que descer com a lama na altura da cintura. Agora, eles podem atracar as embarcações e a qualquer momento retirar o peixe para poder comercializar sem esse transtorno”, declarou o governador Carlos Brandão durante a inauguração.
Benefícios e melhoria da infraestrutura
A nova estrutura permite que pescadores atracem suas embarcações a qualquer momento, facilitando a retirada do peixe sem os transtornos enfrentados anteriormente.
O entorno do cais foi urbanizado com a construção de bancos, áreas verdes, pavimentação com blocos sextavados de concreto, drenagem superficial, muro de contenção, arquibancada e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Santuário de São Pedro e impacto na comunidade
Um dos destaques do novo cais é o Santuário de São Pedro, que enriquece a cultura local e o turismo. A obra, aguardada há mais de 50 anos pela comunidade, representa a realização de um sonho e traz novas oportunidades de trabalho e renda.
Comitê Gestor do Cais
Para garantir o pleno funcionamento do espaço, foi criado o Comitê Gestor do Cais do Quebra Pote, presidido pelo morador Albert Barbosa. O comitê trabalhará em conjunto com o poder público para zelar pela manutenção da obra.
Novas obras anunciadas
Durante a inauguração, também foram anunciadas novas obras, incluindo a construção de um playground e de um estaleiro com área seca e molhada para o reparo de embarcações. Além disso, será instalada uma geleira para a conservação do pescado.