O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou a importância da união da advocacia para a defesa das prerrogativas da classe, nesta quinta-feira (13/2), durante a cerimônia de posse do presidente reeleito da OAB-MA, Kaio Vyctor Saraiva Cruz, e sua diretoria.
Realizada na capital, São Luís (MA), a solenidade também contou com a presença dos membros da diretoria da OAB Nacional Rose Morais (secretária-geral) e Délio Lins e Silva Júnior (diretor-tesoureiro). Também estavam presentes Sérgio Leonardo (procurador-geral) e os conselheiros federais Thiago Diaz (OAB-MA) e Rafael Horn (OAB-SC), além do presidente da OAB-RO, Edinardo Vidal.
Em seu discurso, Simonetti destacou que o trabalho a favor da jovem advocacia presente no interior do país será um dos pilares da atuação da Ordem. “A inserção no mercado de trabalho, o combate à precarização dos honorários e o apoio à capacitação contínua estão no centro da agenda comum da OAB maranhense e do Conselho Federal”, afirmou.
O presidente do CFOAB recordou as visitas que fez, ao longo da última gestão, aos municípios maranhenses de Caxias, Pinheiro e Pedreiras para inaugurações de infraestruturas criadas a partir do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. “Em cada um desses lugares, senti-me em casa. A generosidade e a força são as principais marcas do povo maranhense. E isso se reflete na advocacia local”, elogiou.
De acordo com Simonetti, os grandes desafios que se avizinham exigirão, ainda mais, a união de toda a advocacia. “Por isso, jamais podemos arrefecer a luta pelas prerrogativas da classe. Sem elas, perdemos a principal ferramenta democrática para combater atos arbitrários. Sem as prerrogativas, perdemos o direito ao grito, perdemos o direito ao devido processo legal e perdemos, por fim, a legitimidade da justiça”, declarou.
Ao parabenizar o presidente Kaio Vyctor Saraiva Cruz e a diretoria da OAB maranhense, composta ainda por Tatiana Maria Pereira Costa (vice-presidente), Daniel Blume Pereira de Almeida (secretário-geral), Ivaldo Correia Prado Filho (secretário-geral adjunto) e Mariana Fagundes Serra (diretora-tesoureira), o dirigente da OAB Nacional se disse seguro de que as lideranças do Maranhão estão comprometidas no enfrentamento dos reais empecilhos da profissão. “Como um filho da subseção de Pedreiras, Kaio certamente se dedicará diariamente para garantir que os profissionais maranhenses — da capital e do interior — tenham oportunidades dignas e condizentes com a importância da profissão.”
Reconhecimento
“Chegamos até aqui com quase 73% de reconhecimento da advocacia maranhense. Sim, foi a maior votação da história, mas essa jornada nunca foi sobre números, sempre foi sobre respeito, sobre a valorização, sobre a nossa honrada profissão, sobre pessoas, sobre a advocacia e sobre como transformar para melhor a vida dos advogados e advogadas. Eu tenho orgulho de dizer que a jovem advocacia maranhense é forte e corajosa. Meus amigos, tenho muito amor pelo que faço. Servir a advocacia maranhense é um verdadeiro sacerdócio”, salientou o presidente da seccional.
De acordo com ele, é um grande orgulho presenciar a conquista de “mais sedes, mais resultados, mais pós-graduação para os advogados e advogados do estado”, complementou Kaio Vyctor Saraiva Cruz.
Também foram empossados, durante a cerimônia, os conselheiros seccionais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) e os representantes das dez subseções do estado.
A mesa de honra do evento foi composta, ainda, pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB); o procurador de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região, desembargadora Márcia Andrea Faria da Silva; e o defensor público geral do estado, Gabriel Furtado, entre outras autoridades locais.