A 25ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) revelou uma queda de 1,6% nas vendas do Maranhão em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento, realizado mensalmente pela Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, acompanha o desempenho do setor varejista no país.
No recorte regional, 18 estados registraram crescimento anual, com destaque para Roraima, que liderou o ranking com alta de 9,3%, seguido por Amazonas (6%), Acre (4,6%), Alagoas (4,3%), Ceará (4,1%), Amapá (3,9%), Pará (3,2%), Rio de Janeiro (2,9%), São Paulo (2,8%), Goiás e Minas Gerais (2,6%), Espírito Santo (2,2%), Tocantins (1,6%), Rondônia (1,5%), Pernambuco (1%), Rio Grande do Norte (0,9%), Bahia e Sergipe (0,8%).
Entre os estados que apresentaram retração, o Piauí registrou a maior queda, com -1,9%, seguido por Mato Grosso do Sul (-1,4%), Rio Grande do Sul (-1,1%), Santa Catarina (-0,8%), Mato Grosso (-0,7%), Paraíba (-0,3%) e Paraná (-0,2%). O Distrito Federal manteve-se estável, sem variação.
No recorte por segmentos, todos os oito setores analisados apresentaram crescimento em janeiro. O destaque foi para Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 4,8%, seguido por Artigos Farmacêuticos (2,2%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (2%), Móveis e Eletrodomésticos (1,7%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,5%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (1,4%), Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,1%).
Na comparação anual, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve o melhor desempenho, com alta de 9,3%, seguido por Artigos Farmacêuticos (3,9%). O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo avançou 2,3%, enquanto o de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria cresceu 1,5%. O segmento de Tecidos, Vestuário e Calçados registrou alta de 0,9%, e Material de Construção avançou 0,8%.
Por outro lado, o setor de Móveis e Eletrodomésticos teve a maior retração, com queda de 6,2%, seguido pelo segmento de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, que registrou leve recuo de 0,1%.
O Índice do Varejo Stone acompanha mensalmente o desempenho do comércio varejista no país, monitorando dados de pequenos, médios e grandes estabelecimentos para traçar um panorama do setor. A metodologia utilizada se baseia no modelo desenvolvido pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED) nos Estados Unidos. O estudo considera transações realizadas via cartões, vouchers e Pix dentro do ecossistema StoneCo, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas no mercado.