Publicidade
Carregando anúncio...

IA já é utilizada por 75,86% das pequenas e médias empresas no Brasil

Além de otimizar a produtividade, a IA contribui para previsões de demanda e identificação de tendências

Fonte: Da redação

Inteligência Artificial AI

A inteligência artificial (IA) já faz parte da realidade de 75,86% das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil, segundo um levantamento da Zoox Smart Data, empresa especializada em tecnologia e inovação. Entre os 22.901 empreendedores entrevistados, 47,77% afirmaram utilizar a IA principalmente no atendimento ao cliente. O segundo maior uso da tecnologia ocorre na criação de conteúdo para redes sociais, citado por 26,62% dos entrevistados. Além disso, 16,05% utilizam a IA para otimizar pagamentos e 9,56% aplicam a ferramenta na prospecção de novos negócios.

A pesquisa também revelou que 79,22% dos empresários perceberam ganhos significativos em economia de tempo e dinheiro ao adotar a IA. Esse impacto positivo explica por que 80% dos entrevistados recomendam o uso da tecnologia a outros empreendedores, segundo Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.

Para Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, a Inteligência Artificial transforma a rotina das empresas ao automatizar tarefas repetitivas, como geração de relatórios, produção de textos e criação de artes. Com isso, empreendedores e suas equipes podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas.

Além de otimizar a produtividade, a IA contribui para previsões de demanda e identificação de tendências, facilitando a gestão de sazonalidade de produtos e serviços. Segundo Santos, esses insights ajudam a reduzir riscos e impulsionar as vendas. “A personalização da experiência do cliente e a otimização das rotas de entrega aumentam a eficiência operacional e fortalecem a fidelização à marca”, explica o executivo.

Com benefícios cada vez mais evidentes, a IA se consolida como um recurso essencial para empresas que buscam inovação, competitividade e crescimento sustentável no mercado.

Fechar