Publicidade
Carregando anúncio...

Inulina em Pacientes Obesos

Prebiótico Promove Melhora Moderada no Humor e na Cognição.
Prebiótico Melhora as Condição Neurológicas em Obesos

Fonte: Estudos Científicos - Equipe Consulfarma

A prevalência de obesidade continua a aumentar, com 39% dos adultos com sobrepeso e 13% obesos em todo o mundo. A obesidade está associada a comorbidades, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Os transtornos psiquiátricos, especialmente a depressão, são mais comuns em indivíduos obesos do que em indivíduos magros; além disso, a eficácia do tratamento dessas doenças é afetada pela obesidade. Inflamação de baixo grau, homeostase de glicose alterada ou adiposidade elevada podem contribuir para distúrbios psicológicos. As doenças metabólicas e comportamentais, frequentemente relacionadas à obesidade, têm sido associadas a alterações da microbiota intestinal, considerada um interessante alvo terapêutico.

Microbiota Intestinal e Humor

Outro potencial contribuinte biológico para os distúrbios comportamentais observados na obesidade é a microbiota intestinal, composta por milhares de bilhões de microrganismos que produzem metabólitos neuroativos. Demonstrou-se que a microbiota intestinal pode influenciar o cérebro e o comportamento de várias maneiras. A obesidade está associada com uma composição alterada da microbiota intestinal e foi descoberto que a transferência da microbiota intestinal de ratos alimentados com alto teor de gordura para ratos não obesos leva a um comportamento de ansiedade nos receptores. Ter como alvo a microbiota intestinal, portanto, parece uma abordagem promissora para melhorar a saúde metabólica e psicológica no contexto da obesidade.

Prebióticos

Os prebióticos são componentes alimentares usados seletivamente por micro-organismos hospedeiros que conferem benefícios à saúde. Alguns estudos mostraram benefícios cognitivos e/ou de humor dos prebióticos.

Inulina

A inulina é uma fibra dietética prebiótica que promove o crescimento de algumas bactérias benéficas, principalmente Bifidobacterium eLactobacillus.

Ø  O tratamento de voluntários saudáveis ou pacientes com SII (síndrome do intestino irritável) com bactérias desses dois gêneros, isoladamente ou em combinação, levou a efeitos benéficos no humor;

Ø  Estudos pré-clínicos mostraram que a inulina alivia a neuro inflamação em camundongos de meia-idade. O uso de prebiótico, como a inulina, melhora a microbiota intestinal e também age na regulação de fatores psicológicos.

Estudo Comprova:

Inulina Melhora a Saúde Psicológica de Indivíduos Obesos

Neste estudo randomizado, duplo-cego, multicêntrico e controlado por placebo, os pesquisadores tiveram como objetivo analisar, em pacientes obesos tratados com inulina versus placebo, a ligação potencial entre as alterações da microbiota intestinal que ocorrem durante a intervenção e seus efeitos sobre os parâmetros psicológicos: humor e cognição (Leyrolle Q, Cserjesi R, DGH Mulders M, et al., 2021).

Resultados:

A suplementação de inulina em indivíduos obesos teve efeito benéfico moderado no gerenciamento das emoções e na flexibilidade cognitiva;

No entanto, uma análise exploratória revelou que alguns pacientes que exibiam uma microbiota específica – níveis elevados de Coprococcus no início do estudo – eram mais propensos a se beneficiar da suplementação de prebióticos em termos de humor;

Os respondedores positivos para a intervenção com inulina, em termos de humor, também exibiram piores perfis metabólicos e inflamatórios no início do estudo (níveis aumentados de IL-8, resistência à insulina e adiposidade).

Conclusão:

Esse estudo mostra que a ingestão de inulina pode ser útil para melhorar o humor em indivíduos obesos que exibem um perfil microbiano específico. O presente trabalho destaca algumas características microbianas, metabólicas e inflamatórias (IL-8 e resistência à insulina) que podem predizer ou mediar os efeitos benéficos da inulina no comportamento na obesidade.

Referência:

Q, Cserjesi R, D G H Mulders M, Zamariola G, Hiel S, Gianfrancesco MA, Portheault D, Amadieu C, Bindels LB, Leclercq S, Rodriguez J, Neyrinck AM, Cani PD, Lanthier N, Trefois P, Bindelle J, Paquot N, Cnop M, Thissen JP, Klein O, Luminet O, Delzenne NM. Prebiotic effect on mood in obese patients is determined by the initial gut microbiota composition: A randomized, controlled trial. Brain Behav Immun. 2021 May;94:289-298. doi: 10.1016/j.bbi.2021.01.014. Epub 2021 Jan 28. PMID: 33515740.1741-427x.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Fechar