O Ministério da Educação (MEC) divulgou na sexta-feira (11) os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente à edição de 2023. A prova é obrigatória para alunos do último ano de graduação e integra o sistema nacional de avaliação e regulação do ensino superior, medindo tanto a formação geral quanto a específica dos estudantes.
Além da avaliação individual dos alunos, o Enade também gera indicadores de qualidade para os cursos de graduação e instituições de ensino superior. Os cursos são avaliados por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), enquanto as instituições recebem nota pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
O IGC considera a média das notas do CPC e os conceitos da Capes para programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso. Todos os indicadores são medidos em uma escala de 1 a 5 — notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, 3 é regular, e 4 e 5 são satisfatórias.
A cada edição, o Enade avalia estudantes de áreas específicas do conhecimento. Em 2023, a prova foi direcionada aos concluintes dos cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e engenharias.
Ao todo, foram analisados 9.812 cursos de graduação, pertencentes a 1.347 instituições de ensino superior, sendo a maioria da rede privada. Os dados servirão de base para o monitoramento da qualidade do ensino superior no Brasil e para ações de regulação por parte do MEC.
Clique AQUI e confira as notas