
SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão deu início a uma das maiores obras de mobilidade urbana da região metropolitana de São Luís: o prolongamento da Avenida Litorânea, que passará de 7 para 14 quilômetros de extensão. A nova via ligará o bairro Olho d’Água (São Luís) ao Araçagi (São José de Ribamar), com investimento de R$ 235 milhões, em parceria com o Governo Federal.
A obra prevê 3 faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus, ciclovia, 10,2 km de calçadas, estacionamento, iluminação em LED e sistema de drenagem e esgoto. Também será construída uma ponte sobre o Rio Jaguarema, conectando diretamente à Avenida Atlântica.
Além de melhorar o trânsito e integrar São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, a nova Litorânea valorizará o turismo, o comércio e a cultura da orla, com destaque para a revitalização da Praça de Iemanjá. A obra ainda contribuirá para o ordenamento ambiental da região.
“É uma obra feita para o presente e para o futuro, que conecta cidades, gera empregos e protege o meio ambiente”, afirmou o governador Carlos Brandão.