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Porto do Itaqui lança plano de descarbonização com metas até 2050

O projeto foi desenvolvido em parceria com a espanhola Fundação Valência Port, referência internacional em sustentabilidade e inovação logística

Fonte: Da redação com informações do Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui, maior terminal público do Arco Norte e quarto maior do país, lançou nesta quarta-feira (23), durante a Intermodal South America, o seu Plano de Descarbonização — uma iniciativa inédita no setor portuário nacional. O projeto foi desenvolvido em parceria com a espanhola Fundação Valência Port, referência internacional em sustentabilidade e inovação logística.

Inventário de emissões e diagnóstico ambiental

O plano tem como ponto de partida o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), realizado em 2022. O estudo mediu as emissões do complexo portuário, abrangendo navios, rebocadores, ferrovias, caminhões e terminais arrendados. No total, foram identificadas 81 mil toneladas de CO₂ equivalente naquele ano — base para a definição das metas de redução progressiva até 2050.

Metas e estratégias sustentáveis

A estratégia prevê investimentos em infraestrutura verde, inovação tecnológica, digitalização e instrumentos econômicos, como descontos tarifários para operações com menor impacto ambiental. O plano também propõe o envolvimento de toda a cadeia logística e estabelece um cronograma de ações voltadas para a transição energética no setor portuário.

“Somos o primeiro porto público do Brasil a apresentar um plano estruturado de descarbonização. Estamos assumindo o protagonismo diante da emergência climática”, declarou Isa Mary Mendonça, presidente interina da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Integração com planejamento estratégico

O plano de descarbonização está alinhado ao planejamento estratégico do porto, cujos pilares são eficiência, inovação e sustentabilidade, segundo o diretor de Planejamento do Itaqui, Bruno Mota.

“Não é uma ação pontual, mas um compromisso institucional. O futuro exige responsabilidade ambiental e visão sistêmica”, afirmou.

Parceria internacional e reconhecimento técnico

Para a Fundação Valência Port, o projeto simboliza um novo padrão de atuação portuária na América Latina.

“O Itaqui é agora um modelo para a região. É possível transformar o setor portuário com base em ciência, vontade política e cooperação internacional”, disse Jonas Constante, diretor de projetos da fundação.

Liderança nacional em inovação

Com mais de 34 milhões de toneladas movimentadas em 2024, o Porto do Itaqui vem consolidando sua liderança em eficiência logística, digitalização e sustentabilidade. Além disso, é reconhecido como o porto público com maior número de iniciativas de transformação digital do Brasil.

A nova etapa, com o lançamento do plano de descarbonização, reforça o papel do Itaqui como referência em governança ambiental e transição energética no setor de infraestrutura portuária.

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