O trecho que liga o viaduto Neiva Moreira, nas proximidades do condomínio Alphaville (MA-203), até a área do Beira Rio, em Paço do Lumiar, vai começar a ser duplicado a partir desta quinta-feira (8). A obra marca a quarta etapa da construção da Avenida Metropolitana, que pretende integrar a mobilidade entre os municípios da Região Metropolitana de São Luís.
O governador Carlos Brandão participa da cerimônia de assinatura da ordem de serviço às 9h30, na área próxima ao Beira Rio.
Com 3,58 km de extensão, a duplicação da MA-204 prevê investimento superior a R$ 59 milhões. A via é um dos principais eixos de circulação entre os bairros de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
O projeto inclui ampliação para três faixas por sentido, com canteiro central, ciclovias segregadas, calçadas com acessibilidade universal, nova ponte de concreto sobre o Rio Paciência, além de sistema de drenagem eficiente, iluminação em LED e sinalização completa.
Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a obra pretende melhorar a fluidez do trânsito, garantir mais segurança viária, reduzir o tempo de deslocamento e estimular o uso de meios sustentáveis de transporte.
Avenida Metropolitana: um novo eixo urbano
A duplicação da MA-204 faz parte do projeto da Avenida Metropolitana, corredor viário que ligará os quatro municípios da Grande Ilha. No final de abril, o governo entregou o primeiro trecho da via, com 1,6 km de extensão, entre a Vila Funil e a avenida principal do São Raimundo.
A proposta é criar um corredor moderno com 10,8 km de extensão, cujos trechos interligam desde a Vila Funil até a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Avenida Guajajaras, passando por bairros como Parque Independência e São Raimundo. O investimento total é de cerca de R$ 118 milhões.
A expectativa é que, com a entrega das etapas, a Avenida Metropolitana se torne uma via estratégica tanto para a mobilidade urbana quanto para o desenvolvimento econômico da região.