O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Banco Bradesco S.A., visando impedir o encerramento de unidades bancárias em 16 municípios maranhenses.
A ação, ajuizada no dia 7 de maio, tem como objetivo principal barrar o fechamento de 9 agências bancárias e 7 Postos de Atendimento (PAs) que o banco pretende encerrar no Maranhão. O Procon argumenta que, além de prejudicar milhares de consumidores, a medida desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, ao configurar práticas abusivas, vício de informação, alteração unilateral de contrato e descumprimento do princípio da continuidade dos serviços essenciais.
O documento judicial detalha as unidades em risco:
Agências bancárias (9 municípios): Arame, Campestre, Duque Bacelar, Fortaleza dos Nogueiras, Icatu, Matinha, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto e Sítio Novo.
Postos de Atendimento (7 municípios): Buriti, Cachoeira Grande, Luís Domingues, Mata Roma, Presidente Juscelino, São Félix de Balsas e Sucupira do Norte.
Além de buscar impedir novos fechamentos, o Procon/MA também solicitou à Justiça a reabertura de 13 unidades que já foram desativadas no estado.