Publicidade
Carregando anúncio...

Acordo temporário entre EUA e China alivia guerra tarifária por 90 dias

Pelo acordo, os EUA reduzirão as chamadas tarifas “recíprocas” sobre produtos chineses de 125% para 10%

Fonte: Da redação

Estados Unidos e China anunciaram nesta segunda-feira (12) um acordo para suspender a maior parte das tarifas aplicadas sobre produtos de ambos os países por um período inicial de 90 dias, enquanto seguem as negociações comerciais. A medida busca amenizar as tensões entre as duas maiores economias do mundo.

Pelo acordo, os EUA reduzirão as chamadas tarifas “recíprocas” sobre produtos chineses de 125% para 10%. A China adotará o mesmo percentual de corte sobre produtos americanos, também fixando suas tarifas em 10%. Medidas tarifárias relacionadas ao fentanil e outras exceções permanecerão em vigor.

O entendimento foi resultado de dois dias de negociações na Suíça e prevê ainda a criação de um mecanismo permanente para dar continuidade ao diálogo econômico e comercial entre os países.

Desde o início do segundo mandato de Donald Trump, Washington impôs tarifas de até 145% sobre produtos chineses, o que levou Pequim a retaliar com tarifas de 125% sobre mercadorias americanas.

Fechar