
SÃO LUÍS – Com o tema “O Maior do Mundo é aqui no Maranhão!”, o São João do Maranhão 2025 tem início na sexta-feira (30), com o tradicional Cortejo Junino. O desfile reúne grandes grupos de bumba meu boi dos sotaques de orquestra, matraca, zabumba e baixada, que percorrem as ruas do Centro de São Luís, a partir das 16h, com concentração na Praça Deodoro.
Entre os grupos confirmados estão Boi de Axixá, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé, Boi da Maioba, Boi de Nina Rodrigues e muitos outros. O cortejo celebra a cultura popular com cores, ritmos e tradição, encantando moradores e turistas em um espetáculo a céu aberto.
À noite, a festa continua no palco da Praça da Fé, na Praia Grande, com apresentações de Tambor de Crioula Maracrioula, Marajunino, Companhia Barrica e Boi da Maioba, a partir das 18h.
“O cortejo é sempre um momento muito aguardado, pois marca o início do São João e exalta nossa cultura de forma vibrante e coletiva”, destacou o secretário de Cultura, Yuri Arruda.
O evento é promovido pelo Governo do Maranhão e celebra não só a arte, mas também a fé, resistência e pertencimento do povo maranhense.
Programação 30 de maio – Sexta-feira
Cortejo
Boi de Axixá (orquestra)
Boi de Santa Fé (baixada)
Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (orquestra)
Boi Novilho Branco (alternativo)
Boi de Nina Rodrigues (orquestra)
Boi da Fé em Deus (zabumba)
Boi de Zabumba do Mestre Basílio
Boi Oriente (baixada)
Boi da Pindoba (matraca)
Boi de Maracanã (matraca)
Boi de Ribamar (matraca)
Boi Tremor da Campina (matraca)
Atrações do Palco Praça da Fé
18h – Tambor de Crioula Maracrioula
19h – Grupo Marajunino
20h – Companhia Barrica
21h – Boi da Maioba (matraca)