Circula nas redes sociais a informação falsa de que Luna van Brussel Barroso, filha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, teria tido seu visto cancelado e seria deportada dos Estados Unidos. Segundo o STF, a advogada vive e trabalha no Brasil, e não há qualquer fundamento para a alegação.
Luna cursou pós-graduação na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, entre 2022 e 2023, mas retornou ao Brasil após a conclusão do curso. Formada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela atua no escritório de advocacia BFBM, o mesmo que o pai atuou antes de virar ministro, no Rio de Janeiro, e é atualmente doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP).
Os boatos surgiram após notícias sobre a revogação de vistos de alguns ministros do STF e seus familiares, o que levou perfis nas redes sociais a disseminarem a informação de que Luna estaria entre os afetados. A assessoria do STF, no entanto, negou a veracidade do conteúdo.
“Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil”, reforçou o tribunal, em nota oficial.