A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) inaugura, nesta quarta-feira (30), às 13h30, o primeiro Sistema de Distribuição de Gás Natural de São Luís. A cerimônia será realizada na área portuária da capital, marcando um novo capítulo na infraestrutura energética do estado.
Composto por uma Unidade de Regaseificação e pelo primeiro gasoduto de distribuição da cidade, o sistema representa a chegada efetiva do gás natural ao setor industrial maranhense. É a primeira vez que o Maranhão contará com uma estrutura própria para o consumo desse insumo, após mais de uma década de produção na Bacia do Parnaíba.
A base operacional instalada no Porto do Itaqui permitirá o fornecimento de gás natural diretamente às instalações da Vale, que já iniciou o consumo comercial. A gigante da mineração anunciou uma redução de 28% nas emissões de carbono na usina de pelotização de São Luís, ao substituir o óleo combustível pelo gás natural. A iniciativa reforça a meta global da companhia de reduzir em 33% suas emissões diretas e indiretas até 2030.
A implantação do sistema é um dos maiores investimentos da história da Gasmar, com cerca de R$ 100 milhões aplicados em obras, estudos técnicos e inspeções em fábricas da China e da Argentina. A estrutura foi construída com alto padrão de exigência e qualidade.
A expectativa é que a nova rede de distribuição fomente a instalação de novos empreendimentos, impulsione cadeias econômicas como o mercado de gás natural veicular (GNV) e gere emprego e renda em diversos setores. A presença de gás natural na região industrial de São Luís é vista como um passo estratégico para atrair novos negócios e ampliar a competitividade do estado.
“Essa conquista só foi possível porque o governador Carlos Brandão nos deu autonomia para priorizar a função social da Gasmar. Estamos não apenas inaugurando uma rede de distribuição, mas dando início à indústria do gás no Maranhão”, afirmou o presidente da companhia, Allan Kardec Duailibe.