No marco dos 202 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil — registrada em 1º de agosto de 1823, quando o município deixou de ser o último reduto de resistência portuguesa no Maranhão — o governador Carlos Brandão cumpriu nesta quinta-feira (31) uma extensa agenda de inaugurações e anúncios na cidade do leste maranhense.
A programação começou com solenidade na Praça do Panteon, onde Brandão participou do hasteamento das bandeiras e do corte simbólico do bolo comemorativo. Durante o evento, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Em seguida, o governador entregou a reforma e ampliação da Unidade Integrada Municipal Hélio de Sousa Queiroz, que passa a ofertar ensino integral a cerca de 185 alunos.
“Caxias tem uma importância histórica enorme para o Brasil. Hoje comemoramos 202 anos dessa adesão com ações concretas que impulsionam o desenvolvimento da cidade”, afirmou o governador.
Além de entregar uma nova ambulância e viatura policial, Brandão visitou as obras da Avenida Pirajá, eixo estratégico da mobilidade urbana local, e anunciou melhorias em trechos rodoviários da região.
Brandão e comitiva também visitaram as obras no novo prédio do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do campus Caxias. A nova estrutura vai permitir melhorias significativas nos laboratórios, salas de aula e ambientes de prática, atendendo a demandas prioritárias dos estudantes.
Ainda como parte das comemorações, foram inauguradas a nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), com infraestrutura reformulada, e a sede da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (Agemleste), responsável por acelerar a execução de projetos estaduais na região. “Estamos descentralizando a gestão para garantir agilidade nas obras e nos serviços públicos”, afirmou Brandão.
As celebrações continuam nesta sexta-feira (1º) com programação cultural promovida pela Prefeitura de Caxias, que inclui uma grande festa no Parque da Cidade com shows de artistas locais e nacionais.