A Polícia Militar do Maranhão desativou uma fábrica clandestina de armas de fogo no município de Davinópolis, a cerca de 650 km de São Luís, durante uma operação realizada nesta sexta-feira (2). No local, foram apreendidas sete armas prontas para uso, além de munições e diversas peças utilizadas na montagem dos armamentos, como canos, gatilhos e coronhas de madeira.
A descoberta ocorreu após policiais abordarem um homem que circulava com uma espingarda em via pública. O suspeito conseguiu fugir, mas as buscas levaram os agentes a uma residência adaptada como oficina ilegal de armas, onde o material foi encontrado.
Oficina operava sem qualquer autorização
Segundo o major Joá Sanches, responsável pela operação, o espaço funcionava sem qualquer registro legal ou controle de fiscalização.
“Não havia permissão alguma para a fabricação de armamentos. Quando se produz e distribui armas de forma irregular, perde-se o controle sobre onde essas armas vão parar”, destacou o oficial.
A Polícia Militar alerta que a fabricação e comercialização de armas artesanais é crime, podendo configurar porte ilegal, tráfico e modificação de armamento. O homem que teria fugido no momento da abordagem já foi identificado e continua sendo procurado pelas autoridades.