Inpasa inaugura biorrefinaria e projeta Balsas como novo polo agroenergético do país

Unidade no sul do estado reforça a presença do Nordeste na produção de etanol de milho e sorgo.

Fonte: Redação / Assessoria
Governador Carlos Brandão marcou presença na inauguração da fábrica (Foto: Divulgação)

O Brasil deu mais um passo estratégico no setor agroenergético com a inauguração da biorrefinaria da Inpasa em Balsas, no sul do Maranhão. A planta, oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (1º), consolida o município como novo vetor da cadeia de produção de etanol de grãos e amplia a participação do Nordeste no mapa nacional de transição energética.

A nova unidade tem capacidade para processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, resultando na produção anual de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (ingrediente para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal. O projeto ainda opera com cogeração de energia a partir de biomassa e adota o conceito de economia circular, com foco em eficiência e sustentabilidade ambiental.

A construção da planta ocorreu em tempo recorde e gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos durante as obras. Atualmente, emprega mais de 500 trabalhadores, com prioridade para mão de obra local. A iniciativa também integra o plano nacional de expansão da produção energética a partir de fontes renováveis, com ênfase na bioeconomia e na descarbonização.


Escolha estratégica e impacto regional

A chegada da Inpasa ao Maranhão marca a primeira instalação da empresa fora do eixo Centro-Oeste, região onde a companhia concentrou sua produção nos últimos anos. Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a empresa é hoje a maior produtora de etanol de grãos da América Latina e passa a operar sete unidades industriais, sendo cinco no Brasil e duas no Paraguai. Uma oitava planta está em construção na Bahia.

De acordo com o presidente da Inpasa, Eder Odvar Lopes, a escolha por Balsas se deu pela alta produtividade agrícola da região e sua posição estratégica dentro do Matopiba — fronteira agrícola que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Esta fábrica representa um vetor de transformação econômica e social para todo o sul do Maranhão e demonstra nossa confiança no país”, afirmou.

O impacto já é sentido pelos produtores locais. O agrônomo e agricultor Marcelo Kappes, que atua em Balsas, avalia que a planta funcionará como um novo polo de consumo de grãos. “A chegada da Inpasa traz para a região inteira um consumidor a mais. Isso estimula o aumento da produção e a geração de empregos”, explicou.


Incentivo fiscal e reações locais

Durante a inauguração, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou o papel do estado na atração do investimento. Segundo ele, o governo ofereceu isenção de impostos e garantias jurídicas para viabilizar a instalação da fábrica no município. “Abrimos mão da arrecadação para garantir o sustento da região. Toda política pública só faz sentido se melhora a vida de quem mais precisa”, declarou.

O prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira, também celebrou a abertura da unidade e destacou os impactos econômicos locais. “Essa indústria gera emprego, receita e atrai novos investimentos. É um marco para o nosso município e para toda a região sul do estado”, afirmou.

O vice-presidente do Grupo Inpasa, Gustavo Mariano, enfatizou que a planta de Balsas reforça o compromisso da empresa com a expansão da fronteira agroenergética nacional. “Temos orgulho de estar apoiando o crescimento da maior fronteira agrícola em expansão no Brasil, que é o Matopiba”, disse.


Inpasa: potência em expansão e inovação sustentável

Além de ampliar sua presença geográfica, a Inpasa avança em inovação e sustentabilidade. A empresa já produziu mais de 1,3 milhão de créditos de descarbonização (CBIOs) no âmbito do programa RenovaBio e reduziu em 43% a intensidade de emissões por tonelada de milho processado entre 2021 e 2024. Atualmente, é a maior exportadora brasileira de DDGS e possui certificações internacionais que a habilitam a fornecer insumos para combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Com capacidade instalada de 5,8 bilhões de litros de etanol por ano, a Inpasa opera com foco na bioeconomia, produzindo, além do etanol, DDGS, óleo vegetal e energia elétrica renovável. A empresa também mantém projetos sociais voltados para educação ambiental, inclusão e voluntariado, sustentados por uma equipe de mais de 2.700 profissionais.

A inauguração da unidade em Balsas não apenas reforça o protagonismo da empresa no setor, mas transforma o sul do Maranhão em referência nacional em produção de energia limpa a partir do agronegócio.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar