Milhares de manifestantes foram às ruas neste domingo (3) em diversas cidades brasileiras para protestar contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os atos também pediram anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 e demonstraram apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
As manifestações aconteceram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Goiania e diversas cidades do interior. Em São Paulo, o ato tomou a Avenida Paulista formando um mar de manifestantes.
. Os participantes usavam roupas verde e amarela, carregavam bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos e exibiam faixas com pedidos como “Fora Moraes” e “Anistia Já”.
No Rio de Janeiro, a mobilização ocorreu na orla de Copacabana. O senador Flávio Bolsonaro participou e colocou o pai em viva-voz durante o ato. Jair Bolsonaro, que está proibido de sair de casa nos fins de semana por decisão judicial, falou rapidamente aos apoiadores.
Em Brasília, a manifestação começou pela manhã em frente ao Banco Central, com faixas e cartazes criticando o Judiciário e pedindo mais “liberdade de expressão” e “eleições limpas”. Os atos foram pacíficos, segundo relatos da imprensa e das autoridades locais.
Além das críticas ao STF e ao governo federal, os manifestantes também apoiaram sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, como forma de pressionar por mudanças políticas no país.
Os atos foram convocados por líderes políticos da oposição e reforçam o posicionamento de aliados de Bolsonaro em defesa de pautas como o impeachment de Moraes e o fim do que chamam de “perseguição política” ao ex-presidente.