Estadão demite fotógrafo que registrou gesto obsceno de Alexandre de Moraes

Profissional trabalhava há 23 anos no jornal, com destaque para coberturas esportivas.

Fonte: Com informações do site Metrópoles

Fotógrafo do Estadão foi demitido após flagrar gesto obsceno do ministro Alexandre de Moraes (Foto: Alex Silva)

O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, foi demitido do jornal O Estado de S. Paulo poucos dias após registrar uma imagem que viralizou nas redes sociais: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno a torcedores na Neo Química Arena, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, no dia 30 de julho.

Silva trabalhava há 23 anos no jornal, com destaque para coberturas esportivas. A foto que capturou o ministro mostrando o dedo do meio foi feita momentos antes do início da partida, quando o magistrado, torcedor declarado do Corinthians, foi hostilizado por torcedores. O flagrante circulou amplamente nas redes sociais e ganhou repercussão nacional.

Apesar do impacto da imagem, a direção do Estadão afirma que a demissão não teve relação com a fotografia e que o desligamento já estava previsto como parte de uma reestruturação na editoria de Fotografia. Em nota oficial, o jornal alegou “critérios exclusivamente administrativos” para a decisão.

Alex Silva, no entanto, disse ao portal Metrópoles que não recebeu uma justificativa clara para a dispensa. Segundo ele, houve incômodo com o pouco destaque dado à foto na versão impressa do jornal e na capa digital. “Acho que o jornal escondeu a imagem. Reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não colocaram na capa”, afirmou.

O fotógrafo também contou que recebeu um alerta da redação sobre a presença de Moraes no estádio, o que o levou a direcionar as lentes para o camarote onde o ministro estava. “Foram três fotogramas. Quando vi a imagem, corri para enviar à redação”, disse.

O Estadão, por sua vez, reforçou que a foto foi publicada como principal destaque na home do portal e que circulou amplamente, inclusive por meio do serviço Estadão Conteúdo, sendo republicada por diversos veículos.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar