Pacientes recorrem à Justiça para obter medicamento contra enxaqueca fora da lista do SUS

Destinado a adultos que sofrem ao menos quatro dias de enxaqueca por mês, o Ajovy® é aplicado por injeção mensal ou trimestral

Fonte: Da redação

Portadores de enxaqueca crônica têm recorrido cada vez mais aos tribunais para garantir o acesso ao fremanezumabe (Ajovy®), anticorpo monoclonal indicado para prevenir crises. Apesar de ainda não integrar a lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), decisões judiciais vêm obrigando tanto o sistema público quanto planos de saúde a custear o tratamento.

Destinado a adultos que sofrem ao menos quatro dias de enxaqueca por mês, o Ajovy® é aplicado por injeção mensal ou trimestral e pode reduzir de forma significativa a frequência das crises. O alto custo, porém, é um obstáculo: nas farmácias brasileiras, o tratamento mensal pode ultrapassar R$ 2 mil, tornando-o inviável para grande parte das famílias.

Diante desse cenário, a judicialização tem se consolidado como a alternativa mais rápida para obter o medicamento, especialmente para pacientes que não podem arcar com o valor e buscam preservar sua qualidade de vida.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar