Uma grande festa será realizada nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, no Maranhão com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que entregarão os certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.
A entrega dos certificados em solo maranhense foi um pedido do governador Carlos Brandão para que a população pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado. No dia 14, a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, estará na capital maranhense para a entrega dos certificados.
Já no dia 15, a comitiva da gestão estadual e a Diretora e Representante da Unesco no Brasil estarão no Parque das Dunas, em Barreirinhas, para a cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses. O título foi concedido em julho do ano passado, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que na ocasião foi sediada na cidade de Nova Deli, na Índia.
“É uma alegria entregar dois títulos de Patrimônio Mundial no estado do Maranhão, cuja capital, São Luís, já é reconhecida como Patrimônio Cultural. Celebramos os novos títulos do Parque dos Lençóis Maranhenses, designado Patrimônio Mundial Natural, e do Bumba Meu Boi do Maranhão, reconhecido como Patrimônio Imaterial. O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos na atualidade e o que transmitimos às gerações futuras. Assim, reconhecemos o caráter excepcional desses sítios e desses bens para toda a humanidade. Os nossos patrimônios culturais e naturais são fontes insubstituíveis de vida e inspiração”, afirmou Marlova Jovchelovitch Noleto.
O governador Carlos Brandão destacou a importância do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses e do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como patrimônios da humanidade. “Este reconhecimento fortalece o nosso turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado. Então, essa certificação é um momento para comemorarmos essa grande conquista para o Maranhão”, declarou.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que estará na celebração do título para os Lençóis Maranhenses, destacou o legado e a importância da preservação.
“O reconhecimento pela Unesco, concluído com a entrega do certificado, é resultado do que os Lençóis Maranhenses representam: beleza natural em suas formas imagética, acústica e paisagística, além de um ecossistema que se constituiu como habitat apropriado para a conservação da biodiversidade, inclusive para algumas espécies ameaçadas de extinção. Um paraíso natural que precisa ser protegido para as presentes e futuras gerações”, disse a ministra Marina Silva.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que o Bumba Meu Boi e o Parque dos Lençóis Maranhenses são duas molas propulsoras do turismo maranhense, que repercutem nacional e internacionalmente, atraindo a atenção do mundo para o estado. “O título da Unesco para os Lençóis é um marco de desenvolvimento social e econômico especialmente para os municípios que integram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e todo o Polo, que vai de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz até os Pequenos Lençóis, em Tutóia. Quando fortalecemos o turismo com promoção e divulgação, aumentamos o fluxo de visitantes, o que já aconteceu de 2024 para 2025, e geramos emprego, renda e oportunidades para os nativos e para todos que atuam na cadeia turística”, pontuou Socorro Araújo.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
O evento desta quinta-feira, 14, de certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, começa às 15h, na Casa das Minas, com apresentação da Cia Encantar. Em seguida, um cortejo dos grupos de bumba boi da Casa das Minas segue até a Capela de São Pedro.
Às 16h, será realizada uma entrevista coletiva, no Ceprama, com a presença de representantes do governo estadual e da Unesco. A programação continuará na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica, às 17h, seguida da solenidade de certificação e encerramento com show de Betto Pereira.
Participam do cortejo, a partir das 16h, os grupos de bumba meu boi Encanto da Ilha, Maracanã, Guimarães, Lendas e Magias, Meu Tamarineiro, Novilho Branco, Morros, Maioba, Sonhos, Axixá, Upaon-Açu e Santa Fé.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, afirmou que a entrega dos certificados é um marco histórico para o Maranhão e para todos que vivem e mantêm viva a cultura, pois receber da Unesco o reconhecimento do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é a consagração de séculos de resistência, criatividade e amor dos maranhenses pela sua cultura.
“Este título é fruto do trabalho e da dedicação de mestres, brincantes, artesãos, músicos, costureiras, bordadeiras, pesquisadores e de cada pessoa que, ao longo das gerações, contribuiu para que essa manifestação chegasse até aqui com tanta força. É o mundo inteiro reconhecendo o valor da nossa tradição, a riqueza dos nossos saberes e a potência do nosso povo”, assinalou Yuri Arruda.
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. A manifestação maranhense foi o sexto elemento brasileiro a integrar a lista da Organizaçao.
Também já receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no Brasil, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003); o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005); o Frevo, expressão artística do Carnaval de Recife (2012); o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013); e a Roda de Capoeira (2014). No ano passado, a lista foi ampliada com o reconhecimento do Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.
O reconhecimento do bumba meu boi reafirma a unicidade da riqueza cultural maranhense e a importância dessa cultura popular que mobiliza todo o estado. No Maranhão, o bumba boi se diferencia justamente por ser uma multiplicidade de grupos e uma variedade de estilos, motivo da definição como complexo cultural. O bem cultural reúne ainda uma relação fé, arte e festa, sendo um importante traço da identidade cultural maranhense.
Lençóis Maranhenses: Patrimônio Natural da Humanidade
Na sexta-feira (15), o evento de certificação dos Lençóis Maranhenses terá uma ampla programação no Parque das Dunas, em Barreirinhas, começando às 14h, com atrações culturais. Às 15h30, está programada uma entrevista coletiva. Estarão presentes o governador Carlos Brandão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. A abertura oficial está marcada para as 16h e, após a solenidade, diversas atrações culturais se apresentarão a partir das 19h.
Brandão fez uma forte campanha nos últimos anos para o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, conseguindo apoios importantes como o do presidente Lula e o do ex-presidente José Sarney, que enviaram cartas para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azulay, reforçando a importância da candidatura do destino maranhense.
Em sua carta, o presidente Lula destacou as belezas naturais do Lençóis Maranhenses, constantemente buscadas por turistas, artistas e diversas outras pessoas. Ele ressaltou a importância ecológica e econômica do Parque Nacional para o Maranhão e para o Brasil.
O presidente descreveu o destino como o local onde “o deserto e o mar se encontram, criando uma paisagem única”.
Já o ex-presidente José Sarney ressaltou o engajamento do governador na conservação do local. “Pelo conhecimento da região e também dos esforços do governo brasileiro e do governo do Estado do Maranhão – estando o governador Carlos Brandão pessoalmente engajado – na conservação de todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, vale a pena acrescentar minha voz ao pedido de classificação que foi apresentado à Unesco nos últimos anos”, dizia trecho da carta.
Brandão participou de várias missões internacionais para defender a riqueza dos Lençóis Maranhenses e sua importância como patrimônio mundial para o desenvolvimento e preservação da região. O reconhecimento oficial ocorreu em 26 de julho do ano passado, com a chancela do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.