
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), concluiu nesta terça-feira (15) o oitavo mutirão de cirurgias de joelho realizado em 2025 no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), em São Luís. A ação integra o programa “Cirurgia – Aqui a Fila Anda”, que tem acelerado o acesso a procedimentos cirúrgicos na rede pública estadual. A unidade é gerida pelo Institulo Vida e Saúde (INVISA).
Com os 40 atendimentos desta etapa, o número de pacientes contemplados neste ano com cirurgias ortopédicas no HTO chega a 279.
Atendimento resolutivo
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os trabalhos no hospital e conversou com os pacientes.
“Esse mutirão é a prova de que o sistema público de saúde pode sim ser eficiente, resolutivo e humano. Nosso objetivo é garantir que cada maranhense que precise de uma cirurgia ortopédica tenha acesso ao atendimento de qualidade no tempo certo. Seguimos investindo em estrutura, equipes e organização para que isso aconteça”, afirmou o gestor.
Procedimentos realizados
Ao longo desta terça-feira, foram feitas dez cirurgias, sendo cinco pela manhã e cinco no período da tarde. Entre os procedimentos estão reconstrução de ligamento cruzado anterior (LCA), meniscectomia e artroscopia de joelho — intervenções fundamentais para restaurar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida de pacientes com lesões ortopédicas.
Continuidade
O programa Cirurgia – Aqui a Fila Anda segue como uma das principais estratégias da SES para reduzir o tempo de espera por procedimentos e garantir atendimento resolutivo em diferentes áreas da saúde.