O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), concluiu na terça-feira (15) o oitavo mutirão de cirurgias de joelho realizado em 2025 no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), em São Luís. A ação faz parte do programa “Cirurgia – Aqui a Fila Anda”, que tem garantido mais agilidade no acesso a procedimentos cirúrgicos na rede estadual. A unidade é administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).
Histórias de pacientes beneficiados
Entre os contemplados nesta etapa está Arthur Daniel Silva Marques, de 28 anos, morador de Axixá. Ele foi submetido na segunda-feira (14) a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo, após uma lesão agravada durante a prática esportiva.
“O atendimento foi ótimo, do início ao fim. Esse mutirão é muito importante porque ajuda muita gente que está na espera. É uma iniciativa que faz diferença na vida de todos nós”, destacou Arthur.
Outro paciente atendido foi Isaías Jesus Marcel Santalho, de 32 anos, residente em Arari. Após sofrer uma queda no trabalho que provocou o rompimento dos ligamentos do joelho, ele aguardava pelo procedimento.
“Me atenderam muito bem. Fiz os exames, fiquei aguardando e agora estou pronto para fazer a cirurgia. Estou tranquilo, graças a Deus”, contou.
Avanços no atendimento ortopédico
Com os atendimentos desta etapa, o número de pacientes beneficiados por cirurgias ortopédicas no HTO São Luís em 2025 chegou a 279. O programa tem se consolidado como uma ferramenta essencial para reduzir filas, agilizar procedimentos e devolver qualidade de vida aos maranhenses.