Coordenadora do HTO destaca organização de mutirões de cirurgias de joelho sem impacto

A iniciativa é voltada para agilizar o acesso a procedimentos na rede estadual.

Fonte: Redação

Equipe do HTO celebra os resultados do mutirão (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), concluiu na terça-feira (15) o oitavo mutirão de cirurgias de joelho de 2025 no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), em São Luís. A iniciativa integra o programa “Cirurgia – Aqui a Fila Anda”, voltado a agilizar o acesso a procedimentos na rede estadual. A unidade é administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).

Organização e continuidade da rotina

A coordenadora administrativa do HTO, Kaline Marinho, ressaltou que os mutirões são realizados de forma planejada, sem comprometer a programação já existente da unidade.

“Independentemente do mutirão, as cirurgias eletivas continuam acontecendo normalmente. Os mutirões são organizados com planejamento e não interferem na rotina do hospital. Garantimos os materiais, equipe e estrutura para atender bem todos os pacientes convocados”, explicou.

Avanços nos números

Em 2024, o hospital registrou 16.701 cirurgias ortopédicas, crescimento de 15,79% em relação a 2022. Os procedimentos ambulatoriais também avançaram, passando de 875 em 2022 para 1.033 em 2024, um aumento de 23,77%.

Esses resultados demonstram o fortalecimento da assistência especializada e o impacto positivo da gestão estadual na redução de filas cirúrgicas e na melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar