A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), uma operação que desarticulou um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Humberto de Campos, na região dos Lençóis Maranhenses. A ação foi conduzida pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) e resultou, até as 8h, na prisão de oito suspeitos.
Durante a operação, os policiais cumpriram mandados judiciais que levaram à apreensão de uma arma de fogo, munições, invólucros de cocaína e diversos aparelhos celulares, que poderão fornecer novos elementos para a investigação. Ao todo, foram expedidos 14 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo a Senarc, o grupo atuava de forma estruturada, usando violência para manter o controle do tráfico na região. A investigação, que vinha sendo conduzida há cerca de dois anos, identificou não apenas o envolvimento dos suspeitos com o tráfico de drogas, mas também indícios de participação em homicídios.
O superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro, ressaltou a importância da operação:
“Esse trabalho investigativo identificou não apenas o envolvimento com o tráfico e organização criminosa, mas também a suspeita de cometimento de homicídios”, afirmou.
Devido à gravidade das suspeitas, a ação contou também com o apoio da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), do Núcleo de Operações com Cães e da Delegacia de Humberto de Campos.
Com a prisão dos suspeitos e a apreensão do material, a Polícia Civil busca enfraquecer a atuação de facções criminosas na região dos Lençóis Maranhenses. O material recolhido será encaminhado para perícia, e os presos permanecerão à disposição da Justiça. As investigações seguem para identificar outros envolvidos e possíveis conexões com crimes violentos registrados no interior do estado.