OMS: Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais

Suicídio tem consequência devastadora com 721 mil vítimas em 2021

Fonte: Com informações da Agência Brasil
(Foto: Ilustração)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta terça-feira (2) que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão. A agência alerta para os impactos humanos e econômicos do cenário e pede maiores investimentos globais em saúde mental.

Segundo a OMS, esses transtornos são a segunda maior causa de incapacidade de longo prazo, afetando todas as idades e classes sociais. O suicídio permanece como consequência grave, responsável por 721 mil mortes em 2021, sendo uma das principais causas de óbito entre jovens.

A entidade calcula que ansiedade e depressão custam à economia global cerca de US$ 1 trilhão por ano, sobretudo por perda de produtividade. Apesar dos esforços, a redução do suicídio está abaixo da meta da ONU, que prevê queda de 33% até 2030 – no ritmo atual, deve chegar a apenas 12%.

“Investir em saúde mental significa investir em pessoas, comunidades e economias. Não pode ser tratado como privilégio, mas como direito básico”, destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar