A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (8) sobre os perigos do uso indiscriminado de medicamentos como sildenafila, tadalafila, vardenafila, udenafila e lodenafila. O órgão reforça que essas substâncias só podem ser utilizadas sob prescrição médica e adverte para os riscos do consumo recreativo ou em produtos não autorizados.
Segundo a Anvisa, o uso irregular pode provocar infarto, acidente vascular cerebral (AVC), quedas bruscas de pressão arterial, perda de visão ou audição e até dependência psicológica. A agência destacou ainda que formulações desses fármacos em gomas, suplementos ou produtos para ganho de massa muscular e desempenho sexual são consideradas irregulares e não têm aprovação para comercialização no Brasil.
Esses medicamentos são registrados apenas na categoria de uso terapêutico controlado e, portanto, não podem compor suplementos alimentares ou outros tipos de produtos.
A Anvisa orienta que eventos adversos relacionados ao consumo dessas substâncias devem ser notificados no sistema VigiMed. Já denúncias de comercialização de produtos irregulares podem ser registradas no Notivisa.