
SÃO LUÍS – A Turma do Quinto lançou o edital para a escolha do samba enredo da escola para o Carnaval 2026 em São Luís. Com o tema “Na Turma do Quinto o Reggae é Lei”, o Quinto disponibilizou também a sinopse com a pesquisa sobre o tema. Todo o material está disponível através de um link no perfil da Turma do Quinto no Instagram. No mesmo link os candidatos encontrarão também o formulário de inscrições para o concurso.
Segundo o edital divulgado pela diretoria da escola de samba da Madre Deus, o concurso será realizado no mês de outubro, com duas fases eliminatórias, nos dias 17 e 24 e a grande final no dia 31 de outubro, a qual irá definir o samba enredo que irá acompanhar a escola no desfile na Passarela do Samba Chico Coimbra.
O prazo de inscrição dos sambas começou no dia 13 de setembro e se estende até o dia 11 de outubro de 2026.
“A escolha do samba que será cantado no nosso desfile é uma etapa fundamental na construção da nossa identidade enquanto escola. É um passo importante neste processo que envolve, além da escola e sua estrutura, toda a comunidade da Madre Deus que nos acompanha neste trabalho que termina só na quarta-feira de cinzas’, disse a Diretora de Comunicação da Turma do Quinto, Clara Cerqueira.
A escolha do samba será feira por um júri que será definido pela Diretoria Executiva da escola e que será divulgado horas antes de cada etapa do concurso.
Para Raybi Ferreira, mestre da Bateria Explosão, o samba enredo “é a proposta musical que a Escola irá levar para a avenida. Além de comunicar com o publico, enfatiza a paixão e o amor por nosso pavilhão. A missão é cativar e motivar nossa comunidade para que possamos passar unidos em uma só batucada e uma só vibração” disse.
Para o Carnaval 2026 a Turma do Quinto escolheu homenagear o reggae, que é um dos ritmos mais populares do Maranhão e que, além de mostrar a resistência do povo negro e da classe trabalhadora, é sinônimo de identidade social e representa toda uma cadeia produtiva que envolve desde a moda até o turismo no estado.