O empresário José Arteiro da Silva, ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), faleceu na manhã desta terça-feira (16), aos 86 anos, em São Luís. Ele estava internado no UDI Hospital desde a última semana, após sofrer um acidente doméstico em que caiu da cama e bateu fortemente as costas. Seu estado de saúde se agravou nos últimos dias e resultou em seu falecimento.
Arteiro dedicou quase quatro décadas à Fecomércio-MA, entidade que comandou por 39 anos, deixando um legado de fortalecimento do comércio maranhense e de incentivo às ações sociais desenvolvidas pelo Sistema Comércio, por meio do Sesc e do Senac.
Ao longo de sua trajetória, foi amplamente reconhecido por sua contribuição ao setor empresarial e pelo compromisso com o desenvolvimento social do estado. Recebeu homenagens importantes, como o título de membro vitalício do Conselho Superior da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a medalha da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá.
Considerado uma referência histórica para o empresariado local, José Arteiro será lembrado por sua atuação firme em defesa da categoria e por sua dedicação ao crescimento econômico e institucional do Maranhão.