
A Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) chega à 8ª edição com programação presencial entre 5 e 8 de novembro, na Praça Gomes de Souza, em Itapecuru-Mirim. O lançamento oficial acontece nesta quarta (17), em São Luís, durante cerimônia na Academia Maranhense de Letras (AML). O evento de abertura inclui a posse de novos membros correspondentes da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), idealizadora da FLIM.
“Inaugurar a FLIM em São Luís amplia a visibilidade da festa e a insere de vez no calendário cultural do Maranhão”, afirma Inaldo Lisboa, membro-fundador da AICLA e dramaturgo. Para ele, a estratégia também denuncia uma lacuna histórica: “As ações culturais do estado ainda se concentram na capital; faltam políticas contínuas voltadas aos municípios”.
Homenageados
A edição de 2025 reverencia dois nomes maranhenses:
-
João Lisboa — jornalista, historiador e político, referência da historiografia brasileira, nascido em área então pertencente ao município de Itapecuru Mirim.
-
Nonato Buzar — compositor de trilhas marcantes da TV brasileira, com sucessos eternizados por grandes intérpretes; por desejo expresso em vida, está sepultado em sua terra natal, Itapecuru Mirim.
Programação (novembro)
A curadoria prepara uma agenda diversa, com ênfase em formação de público e circulação de obras:
-
Feira do Livro
-
Shows com artistas de Itapecuru e do Maranhão
-
Performances poéticas
-
Apresentações teatrais
-
Dança
-
Mostras de cinema
-
Lançamentos de livros
-
Exposições de artes visuais
-
Palestras e mesas-redondas
A programação completa será divulgada em breve. O Sesc é parceiro institucional e promoverá rodas de conversa e workshops. Entre as presenças confirmadas, está a escritora infantojuvenil Lúcia Fidalgo, além de outras atrações.
Trajetória, desafios e futuro
Criada em 2018, a FLIM atravessou dificuldades financeiras nas primeiras edições, mas consolidou público e reconhecimento regional. Desde 2022, é correalizada pela Prefeitura de Itapecuru e conta com a participação dos municípios de Anajatuba, Presidente Vargas e Vargem Grande.
“Escolas e comunidade abraçaram a festa. Hoje, a FLIM é aguardada com expectativa também nas cidades vizinhas”, destaca Inaldo Lisboa. Ele lembra que o início foi “o mais difícil”, pela falta de experiência em um evento “grande e cheio de detalhes”. A posse de novos membros correspondentes — intelectuais com vínculos culturais com Itapecuru-Mirim — é vista como passo estratégico para projetar a FLIM além das fronteiras do município e do próprio estado.
Serviço — FLIM 2025
-
Lançamento oficial: 17 de setembro, Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, 84, Centro, São Luís)
-
Quando: 5 a 8 de novembro de 2025
-
Onde: Praça Gomes de Souza, Itapecuru-Mirim (MA)
-
Realização: AICLA — correalização Prefeitura de Itapecuru-Mirim e municípios parceiros
-
Parcerias: Sesc (rodas de conversa e workshops)
Mais informações e programação detalhada serão divulgadas nos canais oficiais da AICLA e da FLIM.