Publicidade
Carregando anúncio...

Pesquisa sobre governança de estatais é premiada pela CAPES

Tese de Leonardo Henrique Lima de Pilla, egresso da FGV EBAPE, é vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2025 na área de Administração

Fonte: FGV Notícias

Leonardo Pila

A excelência acadêmica da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) foi reconhecida nacionalmente com a conquista do Prêmio CAPES de Tese 2025 por Leonardo Henrique Lima de Pilla, egresso do Doutorado em Administração. A premiação, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contempla os melhores trabalhos de doutorado defendidos em 2024 em todo o país.

Sob a orientação da professora Alketa Peci, Leonardo defendeu a tese “State-Owned Enterprises’ Performance: The Roles of Public Corporate Governance Codes and Political Ideology”, que analisa o impacto dos códigos nacionais de governança corporativa pública e da ideologia política dos governos sobre o desempenho de empresas estatais, com foco em países da OCDE e da América Latina. O estudo, de abordagem quantitativa e comparativa, revela que a adoção de códigos de governança contribui para melhorar a performance dessas organizações e que a afinidade ideológica entre governo e gestores influencia diretamente seus resultados.

A comissão avaliadora destacou critérios como originalidade, relevância científica e social, rigor metodológico, inovação e impacto da pesquisa. Como reconhecimento, Leonardo receberá bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de certificado e medalha. Sua orientadora, professora Alketa Peci, também será homenageada.

Em dezembro, a CAPES anunciará os três vencedores do Grande Prêmio CAPES de Tese, escolhidos entre os 50 premiados nas diferentes áreas de avaliação, em cerimônia de premiação prevista para Brasília.

Sobre o Prêmio CAPES de Tese

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese reconhece anualmente as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação recomendados no Brasil. Na edição de 2025, foram contempladas 50 áreas de avaliação, considerando aspectos como originalidade, relevância científica, impacto social, qualidade da redação e produtos derivados da pesquis

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar