O Aeropoto Marechal Cunha Machado, em São Luís, bateu recorde histórico de movimentação de passageiros, no período entre janeiro e agosto de 2025. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Ao todo, o ‘Cunha Machado’ movimentou, no período, 1.1 milhão de passageiros. Apenas em agosto houve aumento de 18% na movimentação.
O feito marca um salto inédito na aviação maranhense e mostra o crescimento do turismo no estado, impulsionado, principalmente, pelos Lençóis Maranhenses.
Além de São Luís, os aeroportos de Recife (6,3 milhões), Maceió (1,8 milhão), Porto Seguro (1,6 milhão) e João Pessoa (1,1 milhão) bateram recordes na região Nordeste. Em todo Nordeste, foram 3,46 milhões de passageiros em agosto, contra 3,24 milhões no mesmo período de 2024, crescimento de 6,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 4,93%, reforçando o papel estratégico da região na economia e no turismo brasileiros. Os dados foram retirados do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, a expansão resulta de uma estratégia integrada entre governos e setor privado, com investimentos em infraestrutura, modernização de terminais e ampliação da malha aérea. “Esse movimento reflete tanto o bom momento econômico vivido pelo Brasil quanto a efetividade das políticas públicas implementadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pelo Governo Federal”, ressaltou.
Longo destacou ainda que a região Nordeste tem uma vocação turística natural, fortalecida pela pujança do turismo nacional nos últimos anos.
“Nosso foco tem sido reforçar essa vocação, ampliando a conectividade, pulverizando a malha operada pelas companhias aéreas e viabilizando o atendimento de novas localidades. Ao mesmo tempo, trabalhamos para a internacionalização dos aeroportos e a abertura de novas rotas internacionais, consolidando o papel do Nordeste como porta de entrada e saída do Brasil”, afirmou.