
A Secretaria de Saúde do Maranhão (SES-MA) informou, nesta sexta-feira (10), que não há notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. O posicionamento veio após a remoção, por helicóptero do CTA, de um paciente de Monção para o Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís, o que motivou especulações sobre possível contaminação pela substância.
De acordo com a SES, o paciente permanece em observação no HCM e, até agora, não atende aos critérios clínicos para suspeita de intoxicação por metanol. A equipe médica trabalha com a possibilidade de outro agente etiológico como causa dos sintomas. Ele está sendo acompanhado por profissionais especializados e passará por exames complementares.
Em nota, a Secretaria reiterou que qualquer confirmação relacionada ao tema será divulgada exclusivamente pelos canais oficiais do órgão e reforçou: “até o momento, não há registros de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Maranhão.”
Em caso de mal-estar após consumo de bebidas de procedência desconhecida — sinais como náusea, vômito, tontura, visão turva, sonolência ou confusão — procure atendimento médico imediato e evite produtos sem selo fiscal ou de origem não comprovada.