
(Fabricio Souza / Tavares Junior)
Kitesurfista número 1 das Américas, multicampeão brasileiro de Fórmula Kite e um dos principais nomes do esporte maranhense nos últimos anos, Bruno Lobo está confirmado na disputa do Sertões Kitesurf 2025, evento que é considerado o maior rali de kite do mundo e será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, no Estado do Ceará. Bruno, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o patrocínio do Bolsa Atleta, vai participar do Sertões Kitesurf pela segunda temporada consecutiva, depois de ter conquistado o vice-campeonato na categoria Pro Masculino em 2024.
Bruno Lobo vai competir no Sertões Kitesurf 2025 poucos dias após a sua participação no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, realizado na Praia de Poetto, em Cagliari, na Itália. No Mundial, o kitesurfista maranhense mostrou todo o seu talento e habilidade ao vencer três regatas e conquistar o 13° lugar na classificação geral, desempenho que lhe rendeu a 2ª melhor campanha entre os representantes das Américas.
“A expectativa é muito boa para o Sertões Kitesurf, só tenho a agradecer a todo mundo que está comigo, aos meus patrocinadores, equipe técnica, tem muita gente envolvida para que eu possa dar o meu melhor nas competições de kitesurf e representar bem o Maranhão. Vamos com tudo, conto com o apoio e a torcida de vocês em mais um desafio”, destaca Bruno Lobo.
Sertões Kitesurf 2025
Em sua quinta edição, o Sertões Kitesurf é uma competição em formato de rally de longa distância para kitesurfistas e wingfoilers, com quatro dias de duração e pernas de velejo entre 50km e 100km por dia. Os competidores largam divididos por trajeto e deverão passar obrigatoriamente por todos waypoints (marcas) dentro do horário de corte do time target.
De acordo com a organização do Sertões Kitesurf 2025, a competição terá início no dia 21 de outubro, na Praia Canoé, em Fortim. Depois de passar pelas cidades de Fortaleza (Praia do Futuro), Trairi (Praia de Guajiru) e Amontada (Praia de Icaraizinho), o evento terá sua linha de chegada na Praia do Preá, em Cruz, no dia 25 de outubro.
Os resultados do Sertões Kitesurf serão apresentados diariamente, e o vencedor da competição é aquele que tiver a menor somatória entre os resultados.
Outros resultados
Antes do Sertões Kitesurf e do Mundial de Fórmula Kite, Bruno Lobo teve uma ótima performance no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, que foi disputado em maio, na cidade de Urla, na Turquia. Brigando por posições de destaque desde as primeiras regatas, o kitesurfista maranhense avançou às quartas de final em 6º lugar mesmo sofrendo uma lesão no decorrer da competição, e encerrou o Europeu na 7ª colocação, sendo o melhor atleta das Américas na disputa.
O Campeonato Europeu de Fórmula Kite foi a primeira competição de Bruno Lobo após uma temporada histórica em 2024. Além de garantir o sexto lugar da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos de Paris, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França, Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do Esporte Brasileiro e homenageia os principais esportistas do país por seus resultados na temporada.