Publicidade
Carregando anúncio...

SVT Faculdade assinará convênio com o IAB – Instituto dos advogados do Brasil

O evento contará com a presença de professores, acadêmicos, representantes da OAB-MA e convidados.

Fonte: SVT Faculdade

Será assinado na quarta feira (22) às 16h, no auditório da SVT Faculdade um convênio de cooperação com o Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, mediante ato protocolar a ser firmado entre os representantes de ambas as instituições, respectivamente, o professor Sergio Tamer e a advogada Rita Cortez. Também será instalada oficialmente a subsede do Instituto, onde funcionará a sua seccional do Maranhão, no prédio da referida Faculdade. O evento, além da presidente nacional do IAB, doutora Rita Cortez, que também é Conselheira Federal pela OAB-RJ, contará com a presença de professores, acadêmicos,representantes da OAB-MA e convidados.
A coordenação do evento está a cargo da representante estadual do IAB, professora doutora Glória Aquino.

A presidente do IAB, Rita Cortez, foi eleita para o triênio 2025-2028 com 51,3% dos votos e é a segunda mulher a conduzir a entidade. Ela preside o IAB pela terceira vez, tendo ocupado o mesmo cargo entre 2018 e 2022.

TRADIÇÃO NO UNIVERSO JURÍDICO

O Instituto dos Advogados Brasileiros foi fundado em 1843 como consequência dos cursos jurídicos no Brasil e do exercício da advocacia. Trata-se da mais antiga casa de estudo do direito das Américas, e sua história se confunde com a própria história da nação.O IAB nasceu tendo como principal objetivo a criação da Ordem dos Advogados e tem sido, desde então, o guardião do direito, das instituições democráticas e das liberdades públicas. Seu primeiro presidente foi Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.

Até a criação da Ordem dos Advogados, a “Casa de Montezuma”, como é também chamado por seus sócios, congregava a todos os bacharéis formados em direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império. Em 1888, assumindo as funções que competiriam à OAB, passou a assumir a denominação “Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros”, situação que se manteve até a década de 30 quando foi criada a OAB. Coube ao advogado Levy Carneiro, presidente do IAB, o exercício da primeira presidência da Ordem dos Advogados.

A presidente do IAB, doutora Rita Cortez, na ocasião será homenageada com a outorga da Medalha Fran Paxeco, conferida pela Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política – AMCJSP.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar