
No Brasileirão de 2025, todos os clubes da Série A são patrocinados por alguma plataforma de apostas esportivas; em muitos casos, por um mesmo site. Esse fato tem impacto em todos os aspectos do esporte, em especial após a regulamentação de apostas na internet.
Clubes nacionais como o Flamengo, Corinthians e Palmeiras, por exemplo, firmam contratos milionários com empresas do setor de apostas, em sua maioria voltados à divulgação nos uniformes, mas também presentes em outros espaços.
Isso, é claro, só é possível graças à popularidade das plataformas de apostas esportivas e dos cassinos online. Não é novidade que os bônus de apostas no Brasil têm atraído a atenção mesmo daqueles que nunca apostaram antes, um cenário fértil para novos investimentos fora das quatro linhas. Jogue com responsabilidade.
Além de movimentar cifras dentro de campo, essas parcerias criam oportunidades que vão muito além do futebol. Elas impactam contratos, iniciativas de marketing e até como os clubes se conectam com os torcedores nas redes sociais, fortalecendo o relacionamento com a torcida.
Os maiores clubes e empresas relacionados do setor de apostas
Antes de entrar nos exemplos, vale lembrar que essas parcerias vão muito além da simples exposição de logotipos nos uniformes. Elas envolvem estratégias de comunicação, programas de fidelidade e ações digitais pensadas para aproximar o clube do torcedor.
Esse tipo de colaboração tornou-se cada vez mais importante para a sustentabilidade financeira dos clubes, ao mesmo tempo em que fortalece a relação entre o time e sua base de fãs.
1. Flamengo
Em agosto de 2025, o Flamengo firmou contrato com a plataforma Betano, que se tornou sua patrocinadora máster. Antes disso, o clube mantinha parceria com a Pixbet, mas o novo contrato é mais amplo e inclui investimentos em infraestrutura, contratações e outras áreas.
O futebol não é o único contemplado pela parceria entre o Flamengo e a casa de apostas. Os times de vôlei e basquete também fazem parte do acordo, assim como todos os canais digitais do clube. Isso não significa que os torcedores podem apenas apostar na Betano, mas com certeza atrai a atenção dos flamenguistas.
Além disso, o clube tem aproveitado a parceria para criar conteúdo exclusivo para torcedores, como entrevistas com atletas, bastidores de treinos e transmissões ao vivo de eventos patrocinados — uma estratégia que conecta os fãs à marca e aumenta o engajamento digital.
2. Corinthians
O Corinthians estabeleceu uma parceria com uma casa de apostas em 2024, com duração prevista de três anos, mas houve tropeços no meio do caminho; alguns de ordem legal envolvendo a plataforma. O importante é reconhecer que essas parcerias são negócios com altos e baixos, como quaisquer outros.
O Corinthians também mantém programas de fidelização para os torcedores, embora pouco vinculados às plataformas de apostas. O Fiel Torcedor, por exemplo, fortalece a relação entre torcedores e o clube a partir de benefícios como descontos em ingressos ou novas experiências.
3. Palmeiras
Continuando a ideia da fidelização, não podemos deixar de mencionar o Palmeiras Pay, uma conta digital gratuita (similar ao modelo operado pelo Nubank) que oferece benefícios relacionados ao clube aos torcedores que criam uma conta. Há, inclusive, possibilidades de investimento com rendimento.
Já na relação com as apostas, a patrocinadora máster atual do Palmeiras é a plataforma Sportingbet. Segundo informações da CNN Brasil, o patrocínio da plataforma com o Palmeiras é avaliado em R$ 100 milhões por ano — montante suficiente para impulsionar investimentos em diferentes áreas do clube.