Publicidade
Carregando anúncio...

Governo reforça transporte semiurbano e garante gratuidade para estudantes no segundo dia do Enem

Operação especial da MOB mobiliza novas linhas, amplia frota e mantém passe livre para candidatos.

Fonte: Redação / Assessoria
Ônibus do sistema semiurbano reformam a frota neste domingo de Enem (Foto: Divulgação)

Diante da paralisação dos rodoviários da empresa 1001, responsável por parte do atendimento do transporte coletivo na Região Metropolitana de São Luís, o Governo do Maranhão montou uma operação especial para este domingo (16), dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é evitar que estudantes inscritos no exame fiquem sem opção de deslocamento até os locais de prova por causa da redução da frota em circulação.

A ação emergencial será coordenada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que mobilizou parte da frota do sistema semiurbano para reforçar o atendimento nos principais corredores de ônibus e bairros afetados pela paralisação ao longo de todo o dia de prova.

Linhas reforçadas na Grande Ilha

Na Grande Ilha, serão reforçadas as linhas semiurbanas A881 (Parque Vitória – Terminal Cohab), A883 (Alto Turu – Terminal Cohab) e A585 (Parque Jair – Terminal Cohab). Essas rotas atendem áreas densamente povoadas e funcionam como importantes ligações entre bairros residenciais e a rede de terminais urbanos da capital.

De forma complementar, a MOB articulou a operação de ônibus na linha urbana Cohatrac – Terminal Cohab, garantindo mais veículos em circulação para tentar suprir a redução temporária provocada pela paralisação da 1001. Os ônibus adicionais nessa linha serão disponibilizados pela empresa TCM, em apoio à operação especial montada para o dia de Enem.

“Não vamos deixar os estudantes prejudicados”, diz Brandão

O governador Carlos Brandão afirmou que a determinação é agir para que a paralisação não impeça o acesso dos candidatos aos locais de prova.

“Estamos tomando a decisão de mobilizar parte da nossa frota do transporte semiurbano para garantir que os participantes do Enem possam chegar aos locais de prova neste domingo, sem serem penalizados pela paralisação da empresa 1001 e pelo caos que tomou conta do transporte público da capital. Além dessa medida de emergência, já estamos avançando em alternativas que modernizem de verdade o sistema semiurbano na Grande Ilha e em Imperatriz, incluindo a renovação da frota com ônibus 100% elétricos e outras soluções para transformar a mobilidade”, afirmou o governador.

Gratuidade garantida para estudantes

Além do reforço nas linhas, o Governo do Estado manteve a gratuidade no transporte semiurbano para estudantes da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) e da região metropolitana de Imperatriz que farão o Enem 2025.

Para ter acesso ao benefício, o estudante deve apresentar o comprovante de inscrição no exame ao motorista ou cobrador(a) e validar o cartão de estudante no momento do embarque. A gratuidade será válida das 5h às 23h59 em toda a frota ativa do sistema semiurbano durante o domingo (16), período que abrange desde a saída de casa até o retorno após o término das provas.

Reforço na frota e modernização do sistema

A operação especial deste domingo integra um conjunto de medidas estruturantes que vêm sendo adotadas pela MOB para fortalecer o transporte metropolitano. Nos últimos meses, o sistema semiurbano recebeu 55 novos ônibus, além da renovação histórica de 75 veículos realizada em 2024. Somadas, essas ações representam um aumento de aproximadamente um terço da frota, que hoje conta com mais de 400 veículos em operação.

Paralelamente, está em fase de teste o primeiro ônibus 100% elétrico da Grande Ilha, iniciativa que faz parte dos estudos para modernização e descarbonização gradual do sistema, com foco em redução de custos operacionais e impactos ambientais.

Compromisso com a mobilidade

O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou que a atuação no dia do Enem combina resposta imediata à crise com planejamento de longo prazo para o transporte público.

“Estamos seguindo as orientações do governador Carlos Brandão para agir de forma responsável, garantindo soluções imediatas quando necessário, mas sem perder de vista as mudanças permanentes que realmente fazem diferença no dia a dia dos passageiros. Nosso compromisso é trabalhar para que o sistema semiurbano ofereça cada vez mais qualidade, conforto, acessibilidade e segurança em todas as regiões atendidas. É uma preocupação constante da MOB entregar um transporte que garanta o direito de ir e vir com dignidade”, afirmou.

Fiscalização durante todo o dia

Para assegurar que a operação especial funcione conforme o planejado, a MOB manterá equipes de fiscalização e monitoramento em campo durante todo o domingo. Os fiscais irão acompanhar o fluxo de usuários, a circulação dos veículos e o cumprimento da gratuidade, fazendo ajustes operacionais sempre que necessário para evitar longas esperas nos pontos de parada e terminais.

Com a combinação de frota reforçada, gratuidade garantida e monitoramento em tempo real, o Governo do Maranhão busca minimizar os impactos da paralisação dos rodoviários e assegurar que os estudantes tenham condições de chegar aos locais de prova com segurança e pontualidade no segundo dia do Enem.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar