
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Captura, em Balsas, no sul do estado. A ofensiva mira grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas e munições, resultado de uma investigação que vinha monitorando a atuação dessas organizações no município.
Deflagrada às vésperas do feriado e realizada de forma integrada pelas forças de segurança, a operação apresentou resultados imediatos. As equipes cumpriram um mandado de prisão temporária, efetuaram duas prisões em flagrante e conduziram quatro pessoas à delegacia para esclarecimentos. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão relacionados à investigação.
Durante a ação, os policiais recolheram 1,3 kg de drogas, celulares, balanças de precisão, além de armas de fogo calibres 12 e 22, e munições diversas — incluindo munições .40, de uso restrito. Segundo a Polícia Civil, o material apreendido confirma a presença de organizações criminosas na região e reforça a necessidade da operação.
A Operação Captura foi conduzida pela 11ª Delegacia Regional de Balsas, com apoio da Polícia Militar do Maranhão. De acordo com a corporação, ações integradas como essa fortalecem o enfrentamento ao tráfico e ao comércio ilegal de armas, contribuindo para aumentar a segurança no sul do estado.