Publicidade
Carregando anúncio...

Homem que mandou matar a esposa em Açailândia é preso quase 3 décadas depois

Acusado vivia como fazendeiro e chegou a fugir duas vezes antes da captura definitiva.

Fonte: Redação

José Antônio Costa da Silva vivia como fazendeiro desde o fim dos anos 1990 (Foto: Reprodução)

Uma operação conjunta das Polícias Civis do Maranhão e de Goiás prendeu, na última sexta-feira (28), José Antônio Costa da Silva, condenado por mandar matar a esposa, Célia Barbosa Costa Silva, em 1996, na cidade de Açailândia. O caso, que há décadas marcou o município pela crueldade, volta aos arquivos da Justiça após a recaptura do réu, que estava foragido há quase 30 anos.

Segundo as investigações, José Antônio atraiu a esposa para um suposto passeio e a entregou a três pistoleiros contratados por ele. Célia foi levada até a região conhecida como Ladeira Vermelha, onde acabou executada com disparos de escopeta. Para mascarar o crime, a cena foi montada como se fosse um latrocínio. A principal motivação, conforme o processo, era evitar a divisão de bens e manter um relacionamento extraconjugal.

Apesar de identificado como mandante e denunciado ainda nos anos 1990, José Antônio fugiu logo após o avanço das investigações. Durante mais de duas décadas, ele viveu em Goiás, comprou uma fazenda e mantinha rotina normal, distante do julgamento. Ele chegou a ser recapturado em 2023, enfrentou o Tribunal do Júri e foi condenado a mais de 18 anos — pena depois fixada em 16 anos. No entanto, voltou a fugir.

A prisão atual foi possível graças a um trabalho de inteligência entre a Delegacia de Homicídios de Açailândia e equipes da Polícia Civil de Anápolis. Localizado, ele foi preso e agora permanece à disposição da Justiça para cumprir a pena.

A Polícia Civil do Maranhão reafirmou que seguirá atuando para capturar foragidos e garantir a execução das sentenças, independentemente do tempo decorrido entre o crime e a responsabilização.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar