
número de professores da
educação básica que não pagarão imposto no Maranhão (Foto: Reprodução)
A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos mensais de até R$ 5 mil, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com vigência a partir de 2026, terá impacto significativo sobre os professores da educação básica no Maranhão. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que o estado está entre aqueles com maior número de docentes beneficiados pela medida.
De acordo com estimativas apresentadas em Nota Técnica do Ipea, antes da mudança na legislação, 24,6% dos professores da educação básica no Maranhão estavam isentos do pagamento do Imposto de Renda. Com a nova regra, esse percentual sobe para 52,4%, o que significa que mais da metade dos docentes do estado deixará de recolher o tributo.
Além da ampliação da isenção total, a lei também estabelece descontos no Imposto de Renda para rendas mensais de até R$ 7.350. Nesse cenário, outros 18,9% dos professores maranhenses da educação básica serão beneficiados com a redução das alíquotas.
O estudo aponta ainda uma queda expressiva no número de docentes submetidos à alíquota máxima de 27,5%. Atualmente, 51,2% dos professores da educação básica no Maranhão estão nessa faixa de tributação. Com a nova política, esse percentual deverá cair para 28,7%, reduzindo a carga tributária sobre a categoria no estado.