Publicidade
Carregando anúncio...

Governo entrega nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira entre o Maranhão e Tocantins

Estrutura reconstruída pelo DNIT passa a ligar Maranhão e Tocantins novamente

Fonte: Da redação


O tráfego de veículos sobre a nova ponte que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, foi liberado no início da tarde desta segunda-feira (22). A inauguração contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e dos governadores Wanderlei Barbosa, do Tocantins, e Carlos Brandão, do Maranhão.

O corte da fita ocorreu por volta das 12h, no centro da estrutura. Em seguida, a comitiva seguiu para um espaço montado no município de Estreito, onde foi realizada a cerimônia oficial de inauguração.

A obra foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com investimento de R$ 171,97 milhões. A nova ponte conecta os estados do Maranhão e do Tocantins por meio das cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

Desde a implosão dos pilares da antiga estrutura, ocorrida em fevereiro de 2025, transcorreram cerca de dez meses até a conclusão da nova travessia. Para viabilizar o cronograma da obra, mais de 500 trabalhadores atuaram em dois turnos ao longo da construção.

Após o desabamento da ponte anterior, registrado em dezembro de 2024, o Governo do Maranhão acompanhou as ações emergenciais e os trabalhos de reconstrução. Durante o período, foram adotadas medidas de apoio social e econômico para mitigar os impactos causados à população local.

Com 630 metros de extensão, 19 metros de largura e vão livre de 154 metros, a nova ponte foi projetada com duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e passagem para pedestres. Cada faixa de tráfego possui 3,6 metros de largura, enquanto os acostamentos têm três metros cada, além de barreiras do tipo New Jersey, passeios para pedestres e guarda-corpos ao longo do tabuleiro.

A liberação da estrutura restabelece a ligação rodoviária entre os dois estados, permitindo novamente o deslocamento de veículos, cargas e pedestres entre Maranhão e Tocantins.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar