
SÃO LUÍS — A 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís expediu 1.625 autorizações de viagem para menores de 16 anos em 2025. Os documentos foram emitidos para crianças e adolescentes que viajaram desacompanhados ou com pessoas que não são familiares. Janeiro, julho e dezembro registraram os maiores volumes de solicitações, e todas as autorizações foram emitidas em formato digital.
A maior demanda ocorre nos períodos de férias. O serviço é oferecido em quatro postos: no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), na Divisão de Proteção Integral (DPI) e na Rodoviária de São Luís, das 8h às 18h; no Terminal Ferroviário (Anjo da Guarda), em dias de viagem do trem de passageiros, das 6h às 8h; e no Porto da Ponta da Espera, das 8h às 14h. Para viagens internacionais, pais ou responsáveis devem procurar os cartórios.
A Vara, que tem como titular o juiz José Américo Abreu Costa, também expediu alvarás para participação de crianças e adolescentes em eventos culturais. Foram 45 autorizações no Carnaval e 62 no São João. Ao longo do ano, a equipe realizou mais de 40 fiscalizações para verificar a presença de menores em festas, shows e outros ambientes.
Em parceria com empresas locais, a unidade ainda promoveu a doação de alimentos, roupas, calçados e brinquedos a instituições de acolhimento da capital, como Acolher e Amar, Lar de José, Casa Sonho de Criança e Grupo Solidariedade é Vida.