
SÃO LUÍS – A capital maranhense recebe, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, mais uma edição da Global Game Jam (GGJ), maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo. A iniciativa é realizada localmente pela Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES), que há 14 anos sedia o evento em São Luís. Em 2026, a programação acontece no Complexo Trapiche – Parque Tecnológico da Prefeitura de São Luís.
A Global Game Jam é um evento colaborativo e internacional, que ocorre simultaneamente em diversos países. Em formato semelhante a uma hackathon, a GGJ reúne participantes para criar jogos a partir de um tema global, em apenas 48 horas, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e a experimentação. O evento é aberto a iniciantes e não possui caráter competitivo.
Em 2025, a Global Game Jam contou com 812 sedes, reuniu 35.770 participantes e esteve presente em 99 países, consolidando-se como o maior encontro mundial dedicado ao desenvolvimento de jogos.
Além de fomentar a inovação e a colaboração em áreas como programação, arte, modelagem, música, game design e mercado, o evento busca incentivar jovens talentos, estimular o desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas e fortalecer a cena local de desenvolvedores.
Durante os três dias de programação, os participantes vivenciam uma imersão completa no processo de criação de jogos, desde a formação das equipes até a apresentação final dos projetos, que serão expostos ao final do evento.
A programação tem início na sexta-feira (30), com credenciamento, apresentação geral, anúncio do tema global e início do desenvolvimento dos jogos. No sábado (31), as equipes seguem com a produção, participam de momentos de acompanhamento e testes. Já no domingo (1º), acontece o upload final dos jogos e o pitch de encerramento, quando cada equipe apresenta seu projeto ou uma demonstração do gameplay desenvolvido.
Sobre a AMAGAMES
Fundada em 2013, a AMAGAMES tem como missão incentivar o desenvolvimento de jogos eletrônicos no Maranhão, promovendo a disseminação da cultura gamer e da economia criativa no estado. Ao longo de sua trajetória, a associação investe na capacitação de desenvolvedores maranhenses por meio de eventos, palestras, oficinas e ações de mentoria e acompanhamento de projetos.