
A Universidade CEUMA alcançou o melhor desempenho de sua trajetória na pós-graduação stricto sensu, com avanços relevantes na qualificação de seus programas acadêmicos e profissionais, de acordo com os resultados do ciclo avaliativo do Quadriênio 2021-2025 divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no último dia 12/01.
Pela primeira vez, três programas acadêmicos da instituição obtiveram nota 4, conceito que indica consolidação da produção científica, da formação de recursos humanos e da inserção acadêmica dos programas. O Mestrado em Biociências Aplicadas à Saúde elevou sua avaliação de nota 3 para nota 4. Já o Programa de Pós-Graduação em Odontologia e o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, ambos com cursos de mestrado e doutorado, mantiveram o conceito 4.
Nos programas profissionais, o Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis avançou do conceito A para a nota 3, enquanto o Mestrado em Gestão e Atenção à Saúde manteve a mesma avaliação. A Universidade Ceuma também integra a Rede BIONORTE, por meio da qual oferta o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, que manteve o conceito 5, atribuído a programas de excelência com forte impacto científico e regional.
A trajetória da pós-graduação stricto sensu da UNICEUMA teve início em 2007, com a criação do Mestrado em Odontologia, primeiro programa da instituição nesse nível de formação. Desde então, houve expansão gradual e estruturada da oferta, que atualmente compreende dois programas completos de mestrado e doutorado (Odontologia e Meio Ambiente), três programas de mestrado (Biociências Aplicadas à Saúde; Direito e Afirmação de Vulneráveis; Gestão e Atenção à Saúde) e a participação em um doutorado em rede, por meio da BIONORTE.
De acordo com a instituição, os programas têm contribuído para a formação de profissionais qualificados e para a produção de conhecimento científico voltado a demandas regionais e nacionais, especialmente nas áreas da saúde, do meio ambiente e das ciências sociais aplicadas.
Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Luís Cláudio Nascimento da Silva, os resultados do quadriênio refletem um processo contínuo de fortalecimento institucional. Segundo ele, a consolidação dos programas é resultado do trabalho conjunto de docentes, discentes, equipes técnicas e do investimento institucional na pesquisa e na inovação. “O desempenho alcançado neste quadriênio marca uma etapa importante da pós-graduação stricto sensu da UNICEUMA. Desde o início, em 2007, avançamos para uma estrutura que hoje reúne programas acadêmicos consolidados, mestrados profissionais e a participação em um doutorado de excelência nacional. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo e do apoio da mantenedora, da Reitoria e dos diversos setores envolvidos nas atividades de ensino e pesquisa”, afirmou.
O coordenador de Pesquisa Prof. Paulo Villis, destacou o papel da produção científica e da atuação dos pesquisadores da instituição. Para ele, os resultados também refletem o compromisso com a divulgação do conhecimento e a aproximação da ciência com a sociedade. “Os indicadores alcançados estão diretamente relacionados ao empenho de docentes, discentes e egressos na produção e publicação de pesquisas em periódicos de impacto, bem como ao apoio das agências de fomento, como FAPEMA, CAPES e CNPq. Além disso, há um esforço contínuo para tornar os resultados das pesquisas acessíveis à sociedade, contribuindo para a transformação social”, ressaltou.
Com os resultados do Quadriênio 2021–2025, a Universidade Ceuma passa a contar com maior número de programas avaliados com conceitos elevados pela CAPES, ampliando a oferta de cursos stricto sensu consolidados ao passo em que fortalece a formação de mestres e doutores em todo o Maranhão