
O Irã anunciou que não participará da próxima Copa do Mundo FIFA 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo ministro do Esporte iraniano, Ahmad Donyamali, em entrevista à televisão estatal.
Segundo o ministro, a desistência ocorre em meio ao conflito e às tensões políticas com os Estados Unidos. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, havia afirmado que a seleção iraniana teria autorização para entrar no país mesmo com o cenário de guerra.
No sorteio da competição, o Irã estava no Grupo G e enfrentaria Nova Zelândia, Bélgica e Egito na fase inicial.
Com a possível saída, a FIFA estuda um substituto, sendo o Iraque o principal candidato. Caso a desistência seja confirmada oficialmente, o Irã ainda poderá sofrer sanções e multas previstas no regulamento da entidade por abandonar a competição após já ter se classificado.