Após eleição no MPMA, Brandão confirma Danilo de Castro como procurador-geral de Justiça

Procurador foi o mais votado na disputa interna do Ministério Público e seguirá no comando da instituição até 2028.

Fonte: Redação

arlos Brandão confirmou Danilo de Castro como procurador-geral de Justiça do Maranhão para o biênio 2026–2028 (Foto: Divulgação)

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (11) a escolha de Danilo José de Castro Ferreira para continuar à frente do Ministério Público do Maranhão (MPMA) no biênio 2026–2028.

A decisão foi divulgada poucas horas depois da votação que definiu a lista tríplice da instituição. Danilo liderou a eleição interna com 201 votos e teve o nome confirmado pelo governador logo após o envio oficial da lista ao Palácio dos Leões.

Nas redes sociais, Brandão afirmou que seguirá a tradição de nomear o candidato mais votado pelos membros do Ministério Público, repetindo o posicionamento adotado na escolha anterior para a Procuradoria-Geral de Justiça.

“Respeitando a tradição de nomear o mais votado na lista tríplice do Ministério Público do Estado do Maranhão, nomearei Danilo José de Castro Ferreira para chefiar a instituição no biênio 2026–2028”, publicou.

Além de Danilo de Castro, também integraram a lista tríplice os procuradores Eduardo Nicolau, que recebeu 133 votos, e Carlos Henrique Vieira, com 121 votos.

A eleição contou com participação de 307 integrantes do MPMA, de um total de 311 membros aptos a votar. Cada eleitor podia escolher até três candidatos.

Os demais concorrentes tiveram o seguinte desempenho:

Luiz Muniz Rocha Filho: 110 votos
Marco Aurélio Ramos Fonseca: 74 votos
Wlademir Soares de Oliveira: 31 votos

A confirmação da recondução de Danilo reforça o retorno da prática de escolha do primeiro colocado da lista tríplice, diferente do que ocorreu em parte das gestões do ex-governador Flávio Dino, quando candidatos mais votados chegaram a não ser nomeados.

Publicidade