A Parelha reúne sound system e cultura popular em São Luís

Neste sábado, 30 de maio, São Luís recebe a terceira edição de A Parelha, iniciativa que vem reunindo música em vinil, cultura sound system, pesquisa musical e encontros entre grooves universais e a cultura popular maranhense.

Fonte: Vanessa Serra
(Foto: Keiko)

SÃO LUÍS – Trata-se de uma celebração construída sem algoritmo, sem playlist pronta e com espaço para a surpresa e para o encontro em torno da cultura do vinil. A primeira edição aconteceu em Barreirinhas, paralela à programação do Lençóis Jazz & Blues Festival, reunindo Vanessa Serra e Maurício Capella apresentando um set de reggae, música brasileira, dub e sonoridades afro-diaspóricas. A segunda edição desembarcou em Salvador, no emblemático Bar do Neuzão, no Pelourinho, incorporando o DJ André Oliveira à sessão. Agora, A Parelha chega ao seu terceiro capítulo trazendo um dos nomes mais importantes da história do reggae no Brasil.

O DJ Otávio Rodrigues é referência nacional em pesquisa, jornalismo cultural e cultura sound system. Conhecido como Doctor Reggae, criou em 1982 o programa Roots Rock Reggae, na Excelsior FM, considerado o primeiro programa de reggae do rádio brasileiro. A iniciativa abriu caminhos para o histórico Projeto Jamaica-Brasil, criado em 1983 com apoio do governo jamaicano e do African-Caribbean Institute, estabelecendo pontes culturais permanentes entre Brasil e Jamaica.

Sua trajetória comunga com algumas das publicações mais importantes do país. Foi redator da revista Somtrês, onde assinou a pioneira coluna Negra Melodia, dedicada à música do chamado Terceiro Mundo, dirigiu as redações das revistas Trip e Bizz e publicou reportagens e artigos em veículos como Folha de S. Paulo, Superinteressante, Planeta, Caminhos da Terra e Fluir, além das internacionais Reggae Report e The Beat.

Ao lado dele está Maurício Capella, o Capella System, figura histórica da cultura reggae maranhense e pioneiro da experiência sound system em São Luís. Empresário do audiovisual e especialista em áudio, atua há mais de 25 anos no segmento de eventos e sonorização. Já mixou e sonorizou apresentações de artistas brasileiros e jamaicanos como Tribo de Jah, Eric Donaldson e Etana, além de ter percorrido o país como responsável técnico pelo Circuito Nacional de Vôlei de Praia nas temporadas de 2013/2014 e 2014/2015.

Capella também desenvolve oficinas de discotecagem em vinil, atua como DJ e assinou a direção técnica do LP “Vinil & Poesia – Vol. 1”, coletânea dedicada à música maranhense. Atualmente apresenta o programa Reggae Praia, aos sábados, na Rádio Timbira FM.

Completa a formação Vanessa Serra, jornalista, pesquisadora musical, curadora e DJ maranhense, cuja trajetória conecta comunicação estratégica, cultura brasileira, memória sonora e pesquisa musical. Criadora dos projetos Vinil & Poesia e Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, Vanessa desenvolve experiências orgânicas que aproximam acervo, cidade e identidade cultural, fortalecendo também a presença feminina na cultura do vinil no Maranhão.

Em A Parelha, o encontro desses repertórios constrói uma experiência guiada pelo vinil e pela relação profunda com a música vivida no lado A, lado B e na hora certa. Uma sessão feita de grooves, subfrequências, brazucas, reggae, dub e cultura popular maranhense dentro de um mesmo baile.

Outro elemento essencial desta edição é a arte gráfica assinada por Gui Cerveira, que traduz visualmente toda a atmosfera da festa, costurando psicodelia, cultura popular, sound system e o imaginário vibrante que move A Parelha.

Sets 100% vinil. Na vera.

SERVIÇO:

A Parelha | DJs Vanessa Serra, Capella System, Doctor Reggae

Sábado, 30 de maio de 2026

Local: Low Música e Vinil — Cohajap, 19h35. R$ 20 (Ingressos limitados)
Antecipados com Keiko: (98) 98864-6010

Publicidade