
Lionel Messi foi o grande protagonista da rodada desta terça-feira (16) na Copa do Mundo de 2026. O craque argentino marcou os três gols da vitória da Argentina sobre a Argélia e alcançou uma marca histórica ao igualar o alemão Miroslav Klose como maior artilheiro da história dos Mundiais, ambos com 16 gols.
A atuação decisiva do camisa 10 garantiu o triunfo por 3 a 0 na estreia da seleção argentina pelo Grupo J e reforçou o protagonismo do jogador em sua sexta participação em Copas do Mundo.
Além de atingir o recorde de gols, Messi ampliou outra marca histórica. Com 27 partidas disputadas, ele se isolou ainda mais como o atleta com mais jogos em Mundiais. O argentino também superou Pelé em participações diretas para gols na competição, somando agora 24 contribuições, entre gols e assistências.
O primeiro gol da partida saiu ainda na etapa inicial, em uma finalização da entrada da área. No segundo tempo, Messi aproveitou rebote do goleiro para ampliar a vantagem e, mais tarde, completou o hat-trick com um chute colocado que garantiu seu nome nos livros de recordes da Copa.
Mbappé alcança marca histórica pela França
Quem também brilhou foi Kylian Mbappé. O atacante marcou duas vezes na vitória da França por 3 a 1 sobre Senegal, em partida válida pelo Grupo I.
Com os dois gols, o camisa 10 francês chegou a 14 tentos em Copas do Mundo e ultrapassou Pelé na lista de artilheiros da competição. Agora, está a apenas dois gols de alcançar o recorde compartilhado por Messi e Klose.
O terceiro gol francês foi marcado por Bradley Barcola. Apesar dos gols de Mbappé, Michael Olise foi eleito o melhor jogador da partida após participação decisiva na construção das jogadas ofensivas.
A vitória colocou a França na liderança provisória da chave e manteve a seleção entre as favoritas ao título.
Haaland comanda goleada da Noruega
No outro jogo do Grupo I, a Noruega confirmou o favoritismo e venceu o Iraque por 4 a 1. O destaque foi Erling Haaland, que marcou dois gols e distribuiu uma assistência.
O atacante do Manchester City participou diretamente de três dos quatro gols noruegueses e foi o principal nome da partida. Ostigard e um gol contra completaram a goleada da equipe europeia.
Com o resultado, a Noruega terminou a primeira rodada na liderança do grupo e reforçou a expectativa de ser uma das seleções capazes de surpreender na competição.
A rodada marcou o brilho de três dos maiores astros do futebol mundial na atualidade, mas foi Messi quem concentrou as atenções ao alcançar um dos recordes mais importantes da história das Copas do Mundo.